Quarta, 26 de Março de 2025
21°C 36°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Deputados baianos foram a favor da PEC das Praias; veja lista

A Proposta de Emenda Constitucional que abre caminho para a privatização das praias passou com folga na Câmara com o apoio de 25 dos 35 deputados baianos presentes às votações.

Por: David Ribeiro Fonte: BNews
04/06/2024 às 07h48

A Proposta de Emenda Constitucional que abre caminho para a privatização das praias passou com folga na Câmara com o apoio de 25 dos 35 deputados baianos presentes às votações.

Continua após a publicidade
Anúncio

A esmagadora maioria dos deputados baianos votaram a favor da PEC da privatização das Praias, quando a matéria foi apreciada nos dois turnos pela casa, há pouco mais de dois anos. Dos 39 deputados baianos, 35 participaram das duas votações, sendo que 25 deles votaram favoráveis à PEC e apenas 10 votaram contra.

Entre os que votaram pela aprovação da PEC que retira da Constituição Federal a chamada “faixa de marinha” das praias brasileiras e liberam os municípios costeiros a negociar essas áreas, dois nomes chamam a atenção: Alice Portugal e Daniel Almeida. Os dois parlamentares do PCdoB da Bahia votaram sim nos dois turnos. 

Os comunistas seguiram a orientação dada pela liderança do partido na Casa, naquela época, pela aprova da Emenda Constitucional que pode levar à privatização das praias do Brasil. Apenas a Deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) desobedeceu a orientação da legenda e votou contra a PEC.

Continua após a publicidade

Já entre os deputados baianos contrários à PEC, figuram nomes como Otto Filho (PSD), Bacelar (hoje PV, mas Podemos na época), Lídice da Mata (PSB) e o hoje ex-deputado Marcelo Nilo (na época no PSB, hoje Republicanos). Todos os deputados da bancada do PT da Bahia também votaram contra a PEC das Praias.

Confira abaixo como votaram os deputados baianos em 2022:

Continua após a publicidade

PEC 039/2011 que revoga o inciso VII do art. 20 da Constituição e o § 3º do art. 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para extinguir o instituto do terreno de marinha e seus acrescidos e para dispor sobre a propriedade desses imóveis

SIM (pela aprovação da PEC)
Pastor Sargento Isidório (Avante)
Tito (Avante)
Arthur Maia (DEM/União)
Elmar Nascimento (DEM/União)
Igor Kannário (DEM/União)
Leur Lomanto Jr. (DEM/União)
Paulo Azi (DEM/União)
Alice Portugal (PCdoB)
Daniel Almeida (PCdoB)
Alex Santana (PDT)
Félix Mendonça Jr. (PDT)
João Carlos Bacelar (PL)
José Rocha (PL)
Raimundo Costa (PL)
Dayanne Pimentel (PSL/PL)
Cacá Leão (PP)
Cláudio Cajado (PP)
Mário Negromonte Jr. (PP)
Ronaldo Carletto (PP/Avante)
Antônio Brito (PSD)
Charles Fernandes (PSD)
Paulo Magalhães (PSD)
Sérgio Brito (PSD)
Márcio Marinho (Republicanos)
Tia Eron (Republicanos)

NÃO (pela aprovação da PEC)
Bacelar (Podemos/PV)
Lídice da Mata (PSB)
Marcelo Nilo (PSB/Republicanos)
Otto Alencar Filho (PSD)
Afonso Florense (PT)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Valmir Assunção (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Zé Neto (PT)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução/Adobe Stock
Imbassaí Há 3 meses

Despreparo da Embasa deixa praias do Litoral Baiano sem água e gera revolta entre moradores e veranistas

Neste domingo (29), diversas praias do litoral norte da Bahia enfrentam um grave problema de falta de água, prejudicando moradores e veranistas que aproveitaram o período para descansar e celebrar. Comunidades de Subaúma, Sítio do Conde, Porto de Sauípe, Diogo, Imbassai, Praia do Forte e Baixio relatam que estão sem abastecimento no momento, expondo o despreparo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para atender à alta demanda característica do final de ano.

Foto: divulgação
Abandono Há 4 meses

Enquanto turistas recebem proteção reforçada, população baiana sofre com avanço do crime organizado

A Bahia está investindo em armamento sofisticado e operações estratégicas para garantir a segurança de turistas, enquanto os moradores enfrentam diariamente a insegurança e o domínio do crime organizado. A determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em priorizar a proteção de visitantes foi reafirmada nesta segunda-feira (25) pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, durante entrevista que detalhou as ações no Centro Histórico de Salvador e no Porto da cidade.

(Foto: Secom/PMS)
Salvador Há 4 meses

Organizadora de concurso da prefeitura se pronuncia após candidatos se recusarem a fazer prova; confira

“No caso específico relatado por alguns candidatos em uma sala para o cargo de enfermeiro, houve um desconforto com relação a um dos lacres do envelope, que foi alegado estar vacado (não devidamente fechado). No entanto, os próprios candidatos confirmaram e registraram em ata que não havia qualquer violação ou rasura no envelope. Todos assinaram o documento atestando a integridade do material. Ainda assim, alguns desses candidatos, totalizando 25 pessoas de um universo de quase 10 mil, optaram por abandonar a prova”

. Crédito: Foto: Secom/Divulgação
Comunicação Há 5 meses

Andre Curvello deixa Secom do governo do Estado para comandar comunicação da CNI; aliados de Wagner e Rui são cotados ao posto

A primeira mudança a ser anunciada no primeiro escalão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve atingir a pasta da Comunicação. Atual titular da Secom, o jornalista André Curvello está de malas prontas para assumir outra missão, e o substituto está entre entre três nomes: dois ligados ao senador Jaques Wagner (PT) e outro ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Foto: Metropress/Manoela Cavadas
Caos urbano Há 5 meses

À mercê do caos urbano: Com 94% da fiação aérea, Salvador pode enfrentar apagão como São Paulo?

Dias e dias sem energia elétrica e a culpa ficou para os galhos e a ventania. O verdadeiro vilão? A fiação aérea, que, exposta a ventos e quedas de árvores, provou mais uma vez sua vulnerabilidade, causando apagões que paralisaram a maior metrópole do país. As tempestades recentes em São Paulo deixaram milhares no escuro por dias e trouxeram de volta um assunto velho conhecido: a modernização da rede elétrica com a implementação de fiação subterrânea. Nada como o caos urbano para lembrar que o futuro ainda está pendurado em fios e à mercê de concessionárias como a Neoenergia Coelba.