Quarta, 26 de Março de 2025
21°C 36°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Descaso da SUFOTUR com fornecedores e transparência questionável: pagamentos pendentes e falta de respostas

A Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia, dirigida pelo Sr. Diogo Medrado, encontra-se sob escrutínio devido ao descaso demonstrado em relação aos pagamentos de fornecedores e à falta de transparência em suas operações.

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
18/04/2024 às 08h19 Atualizada em 18/04/2024 às 08h46

A Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia, dirigida pelo Sr. Diogo Medrado, encontra-se sob escrutínio devido ao descaso demonstrado em relação aos pagamentos de fornecedores e à falta de transparência em suas operações.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nos últimos meses, diversos fornecedores, incluindo músicos, empresas de publicidade, agências de outdoor e bandas, utilizaram as redes sociais da própria superintendência para expressar suas preocupações e cobrar os pagamentos de serviços prestados em eventos de grande porte, como o São João de 2023 e o Carnaval de 2024. Entre os relatos, destaca-se o de uma internauta que se apresentou no São João de 2023 e, até o momento, não recebeu o devido pagamento.

A situação se estende também à imprensa, com diversos veículos de comunicação contratados pela SUFOTUR para divulgar os referidos eventos, que também estão enfrentando atrasos nos pagamentos. Este não é um problema novo, conforme evidenciado em uma matéria veiculada pelo Jornal Correio 24h em 2023, onde já se reportavam os atrasos de pagamento por parte da superintendência.

Além dos atrasos nos pagamentos, a falta de transparência é uma questão alarmante. Após um investimento substancial de mais de R$ 100 milhões no São João de 2023, a busca por informações detalhadas sobre os gastos da SUFOTUR revelou uma série de obstáculos. Uma solicitação de dados sobre o investimento em influenciadores digitais para a divulgação dos eventos foi feita através do Portal da Transparência em 16 de junho. No entanto, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia informou que os dados estavam sob responsabilidade da SUFOTUR, que tinha um prazo inicial de 20 dias para responder, prorrogáveis por mais 10 dias.

Continua após a publicidade

A dificuldade em obter informações não se restringe apenas à falta de pagamento aos fornecedores, estendendo-se à própria comunicação com a superintendência. A assessoria do órgão, cujos contatos estão disponíveis no portal do governo, não está respondendo, e o endereço de e-mail fornecido remete à antiga Bahiatursa, complicando ainda mais os esforços para esclarecer as questões pendentes.

Diante desses fatos, cresce a indignação entre os afetados e a sociedade em geral, que demanda uma postura transparente e responsável por parte da SUFOTUR e de suas lideranças. O descaso com fornecedores e a falta de transparência nas operações não condizem com os princípios de uma gestão pública eficaz e comprometida com o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento do turismo na Bahia.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução/Adobe Stock
Imbassaí Há 3 meses

Despreparo da Embasa deixa praias do Litoral Baiano sem água e gera revolta entre moradores e veranistas

Neste domingo (29), diversas praias do litoral norte da Bahia enfrentam um grave problema de falta de água, prejudicando moradores e veranistas que aproveitaram o período para descansar e celebrar. Comunidades de Subaúma, Sítio do Conde, Porto de Sauípe, Diogo, Imbassai, Praia do Forte e Baixio relatam que estão sem abastecimento no momento, expondo o despreparo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para atender à alta demanda característica do final de ano.

Foto: divulgação
Abandono Há 4 meses

Enquanto turistas recebem proteção reforçada, população baiana sofre com avanço do crime organizado

A Bahia está investindo em armamento sofisticado e operações estratégicas para garantir a segurança de turistas, enquanto os moradores enfrentam diariamente a insegurança e o domínio do crime organizado. A determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em priorizar a proteção de visitantes foi reafirmada nesta segunda-feira (25) pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, durante entrevista que detalhou as ações no Centro Histórico de Salvador e no Porto da cidade.

(Foto: Secom/PMS)
Salvador Há 4 meses

Organizadora de concurso da prefeitura se pronuncia após candidatos se recusarem a fazer prova; confira

“No caso específico relatado por alguns candidatos em uma sala para o cargo de enfermeiro, houve um desconforto com relação a um dos lacres do envelope, que foi alegado estar vacado (não devidamente fechado). No entanto, os próprios candidatos confirmaram e registraram em ata que não havia qualquer violação ou rasura no envelope. Todos assinaram o documento atestando a integridade do material. Ainda assim, alguns desses candidatos, totalizando 25 pessoas de um universo de quase 10 mil, optaram por abandonar a prova”

. Crédito: Foto: Secom/Divulgação
Comunicação Há 5 meses

Andre Curvello deixa Secom do governo do Estado para comandar comunicação da CNI; aliados de Wagner e Rui são cotados ao posto

A primeira mudança a ser anunciada no primeiro escalão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve atingir a pasta da Comunicação. Atual titular da Secom, o jornalista André Curvello está de malas prontas para assumir outra missão, e o substituto está entre entre três nomes: dois ligados ao senador Jaques Wagner (PT) e outro ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Foto: Metropress/Manoela Cavadas
Caos urbano Há 5 meses

À mercê do caos urbano: Com 94% da fiação aérea, Salvador pode enfrentar apagão como São Paulo?

Dias e dias sem energia elétrica e a culpa ficou para os galhos e a ventania. O verdadeiro vilão? A fiação aérea, que, exposta a ventos e quedas de árvores, provou mais uma vez sua vulnerabilidade, causando apagões que paralisaram a maior metrópole do país. As tempestades recentes em São Paulo deixaram milhares no escuro por dias e trouxeram de volta um assunto velho conhecido: a modernização da rede elétrica com a implementação de fiação subterrânea. Nada como o caos urbano para lembrar que o futuro ainda está pendurado em fios e à mercê de concessionárias como a Neoenergia Coelba.