Quarta, 26 de Março de 2025
21°C 36°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Eleições 2022: Ciro Gomes veio à Bahia e se deparou com um PDT sofrendo de crise de identidade

Apagado no evento do 2 de julho pela máquina petista capitaneada por Lula, e do outro lado pela motociata bolsonarista, com a presença do próprio presidente Bolsonaro que roubou a cena este ano, foi relegado a um papel secundário, senão terciário, em sua passagem pelo estado.

Por: Direção Fonte: Por Caio Pimenta - News Infoco
03/07/2022 às 20h41 Atualizada em 03/07/2022 às 21h34

O presidenciável Ciro Gomes veio à Bahia a fim de apresentar a sua imagem para o 4º maior colégio eleitoral do país. A sensação com certeza não foi das melhores. Apagado no evento do 2 de julho pela máquina petista capitaneada por Lula, e do outro lado pela motociata bolsonarista, com a presença do próprio presidente Bolsonaro que roubou a cena este ano, foi relegado a um papel secundário, senão terciário, em sua passagem pelo estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Não seria nenhuma injustiça dizer que a sua presença pela Bahia passaria despercebida se não fosse a foto tirada com a também pré-candidata a presidente pelo MDB, Simone Tebet(numa tentativa de dar um tom de cordialidade na disputa pelo protagonismo da terceira via) e por mais cenas de destemperos presenciadas no cortejo, quando mais uma vez Ciro se indispôs com militantes petistas que gritavam o nome de Lula.

Mas não é só no evento de 2 de julho que o Ciro Gomes teve um papel secundário. Pior que isso, é perceber que dentro do seu o próprio partido, não é prioridade. Na Bahia, o PDT, um partido filiado a internacional socialista, flerta com o carlismo, corrente politica conservadora de direita que teve laços históricos com a ditadura militar. É a crise de identidade que abala o partido. “Ser ou não ser, eis a questão?”

Dominado por Felix Mendonça Jr, cuja família tem laços histórico com o carlismo, o PDT baiano tende a apoiar a candidatura de ACM Neto, um pré-candidato a governador que já declarou que não dará apoio a nenhum presidenciável que não seja do seu partido, esse ninguém inclui Ciro Gomes. É o diretório renegando um palanque eleitoral para seu candidato. Talvez nem o PDT baiano acredite na possibilidade da ida de seu candidato para o segundo turno, então é melhor, na Bahia, ficar do lado daquele que lidera as pesquisas para quem sabe indicar um ou outro cargo no futuro governo.

Continua após a publicidade

Claro que essa postura desanima os pedetistas históricos que, inclusive, imploram pelo apoio de Ciro Gomes e da direção nacional, para permitir que eles possam dar um palanque para o seu candidato a presidente. Porém o aceno de apoio de Ciro não vem. Como então querer ajudar alguém que não tem força para pedir ajuda?! Sendo boicotado dentro do próprio partido, a passagem de Ciro Gomes pela Bahia serviu mais aos pré-candidatos a deputado de seu partido do que a ele.

A situação é fácil de ser analisada. Enquanto o PDT baiano se nega a dar um palanque eleitoral para Ciro, Ciro vem a Bahia emprestar a sua imagem na tentativa de cacifar os pretendentes a estes cargos(deputado estadual e federal). Talvez seja uma forma de Ciro Gomes justificar o subsidio de R$ 21,3 mil mensais que ele recebe do partido.

Continua após a publicidade

A verdade é que o PDT na Bahia perdeu sua identidade. Enquanto uma parte dos filiados históricos se afastam ao ver no que o partido se transformou, outros remanescentes lutam pra que o partido retornem as raízes. Enquanto isso, aqueles que detém o poder do partido nas mãos negligenciam a ideologia da agremiação, fundada nas égide do trabalhismo de Vargas, e pulam de lado sem a menor cerimonia, se rendendo ao conservadorismo repaginado de ACM Neto.

 

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução/Adobe Stock
Imbassaí Há 3 meses

Despreparo da Embasa deixa praias do Litoral Baiano sem água e gera revolta entre moradores e veranistas

Neste domingo (29), diversas praias do litoral norte da Bahia enfrentam um grave problema de falta de água, prejudicando moradores e veranistas que aproveitaram o período para descansar e celebrar. Comunidades de Subaúma, Sítio do Conde, Porto de Sauípe, Diogo, Imbassai, Praia do Forte e Baixio relatam que estão sem abastecimento no momento, expondo o despreparo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para atender à alta demanda característica do final de ano.

Foto: divulgação
Abandono Há 4 meses

Enquanto turistas recebem proteção reforçada, população baiana sofre com avanço do crime organizado

A Bahia está investindo em armamento sofisticado e operações estratégicas para garantir a segurança de turistas, enquanto os moradores enfrentam diariamente a insegurança e o domínio do crime organizado. A determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em priorizar a proteção de visitantes foi reafirmada nesta segunda-feira (25) pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, durante entrevista que detalhou as ações no Centro Histórico de Salvador e no Porto da cidade.

(Foto: Secom/PMS)
Salvador Há 4 meses

Organizadora de concurso da prefeitura se pronuncia após candidatos se recusarem a fazer prova; confira

“No caso específico relatado por alguns candidatos em uma sala para o cargo de enfermeiro, houve um desconforto com relação a um dos lacres do envelope, que foi alegado estar vacado (não devidamente fechado). No entanto, os próprios candidatos confirmaram e registraram em ata que não havia qualquer violação ou rasura no envelope. Todos assinaram o documento atestando a integridade do material. Ainda assim, alguns desses candidatos, totalizando 25 pessoas de um universo de quase 10 mil, optaram por abandonar a prova”

. Crédito: Foto: Secom/Divulgação
Comunicação Há 5 meses

Andre Curvello deixa Secom do governo do Estado para comandar comunicação da CNI; aliados de Wagner e Rui são cotados ao posto

A primeira mudança a ser anunciada no primeiro escalão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve atingir a pasta da Comunicação. Atual titular da Secom, o jornalista André Curvello está de malas prontas para assumir outra missão, e o substituto está entre entre três nomes: dois ligados ao senador Jaques Wagner (PT) e outro ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Foto: Metropress/Manoela Cavadas
Caos urbano Há 5 meses

À mercê do caos urbano: Com 94% da fiação aérea, Salvador pode enfrentar apagão como São Paulo?

Dias e dias sem energia elétrica e a culpa ficou para os galhos e a ventania. O verdadeiro vilão? A fiação aérea, que, exposta a ventos e quedas de árvores, provou mais uma vez sua vulnerabilidade, causando apagões que paralisaram a maior metrópole do país. As tempestades recentes em São Paulo deixaram milhares no escuro por dias e trouxeram de volta um assunto velho conhecido: a modernização da rede elétrica com a implementação de fiação subterrânea. Nada como o caos urbano para lembrar que o futuro ainda está pendurado em fios e à mercê de concessionárias como a Neoenergia Coelba.