Segunda, 23 de Novembro de 2020
(75) 99986-7916
Bahia Carrefour

Protesto em Salvador pede boicote a rede de supermercado após morte de homem em Porto Alegre

Manifestantes se reuniram em frente ao Atacadão, unidade do grupo Carrefour na capital baiana, na avenida Bonocô, com palavras de ordem contra a rede e o racismo no Brasil.

22/11/2020 18h05
6.062
Por: Redação Fonte: G1
Protesto em Salvador pede boicote a rede de supermercado após morte de homem em Porto Alegre

Um grupo de manifestantes esteve reunido na manhã deste domingo (22), em frente ao hipermercado Atacadão, na Avenida Bonocô, em Salvador, protestando contra a rede comercial após um cidadão negro ter sido assassinado por um segurança e um policial brancos em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre, na última quinta-feira (19).

Com faixas e palavras de ordem e pedindo justiça pelo crime, o grupo também repudiou o posicionamento de autoridades, como o vice-presidente Hamilton Mourão que, no dia seguinte à morte de João Alberto, declarou não existir racismo no Brasil.

Uma confusão teve início, mas logo a situação foi acalmada pela Polícia Militar. Os manifestantes tentaram entrar na unidade, mas os portões foram fechados. Com isso, houve discussão entre o grupo e funcionários do hipermercado e a PM interveio. Os protestos ocorreram do lado de fora, enquanto clientes ficaram presos, sem conseguir sair do estabelecimento.

A manifestação teve fim por volta das 12h30. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os protestos não atrapalharam o tráfego na região.

A morte de João Alberto, um cidadão negro, espancado por dois homens brancos, ganhou projeção e incitou manifestação de diversos setores da sociedade. A Defensoria Pública da União, a ONU Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) emitiram nota sobre o caso, além de políticos, autoridades jurídicas, artistas e instituições sociais brasileiras.

Crime

João Alberto Silveira Freitas tinha 40 anos e foi espancado até a morte em uma unidade do Carrefour, na última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, por dois seguranças do estabelecimento. A ação foi filmada por testemunhas e rapidamente ganhou repercussão.

Ambos são funcionários de uma empresa terceirizada, a Vector Segurança. Em nota, a empresa disse que "se sensibiliza com os familiares da vítima e não tolera nenhum tipo de violência" e "iniciou os procedimentos para apuração interna".

O Carrefour anunciou que rompeu o contrato com a empresa e lamenta profundamente o caso. Em nota, informou que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Salvador - BA
Alagoinhas - BA
Atualizado às 21h18 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

21° Sensação
19 km/h Vento
73.6% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias