Sexta, 18 de Abril de 2025
21°C 31°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

TJBA nega pedido da prefeitura de Inhambupe para convênio de água: entenda o caso

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) negou o pedido de liminar feito pela Prefeitura de Inhambupe para a celebração de um convênio com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). A decisão impede o avanço de um projeto crucial para o abastecimento de água em áreas rurais do município, como as comunidades KM 08, Risca Faca, Santo Antônio, Gameleira, Mulunguzinho e Mocambo do Tanquinho

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas com BNews
26/03/2025 às 12h49
TJBA nega pedido da prefeitura de Inhambupe para convênio de água: entenda o caso
Desembargador argumenta que falta de urgência e detalhamento inviabilizam a liminar para o projeto de abastecimento | Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) negou o pedido de liminar feito pela Prefeitura de Inhambupe para a celebração de um convênio com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). A decisão impede o avanço de um projeto crucial para o abastecimento de água em áreas rurais do município, como as comunidades KM 08, Risca Faca, Santo Antônio, Gameleira, Mulunguzinho e Mocambo do Tanquinho. A prefeitura buscava, por meio do acordo, ampliar a rede de água em diversas localidades, visando beneficiar famílias carentes que enfrentam a escassez do recurso.

O impasse teve início quando a CERB e o Governo do Estado passaram a exigir certidões negativas de débitos para a formalização do convênio. Inhambupe, por sua vez, possui pendências financeiras, principalmente com o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICON), o que inviabiliza a obtenção dos documentos. O município argumentou que o fornecimento de água potável se enquadra nas exceções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite a transferência de recursos mesmo em casos de inadimplência, quando os projetos são voltados para áreas como saúde e assistência social.

No entanto, o desembargador Carlos Roberto Santos Araujo, relator do caso no TJBA, negou a liminar, sob a justificativa de impedimentos legais, alegando que a medida esgotaria o objeto da ação, o que é vedado em casos envolvendo o poder público. Além disso, o relator considerou que a prefeitura não demonstrou a urgência da medida, uma vez que os moradores já convivem com a falta de água há algum tempo. Outro ponto que pesou na decisão foi a falta de detalhamento, por parte da prefeitura, sobre a necessidade e a extensão do custeio imediato pelo convênio.

Com a liminar negada, o processo segue em andamento. A CERB e o Governo do Estado serão notificados para apresentar suas defesas, e o caso será julgado em definitivo posteriormente. 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coopera Há 1 semana

Coopera e Bahiater realizam reunião de alinhamento e fortalecem parceria no ATER Bahia Sem Fome

Nesta quarta-feira (9), a Coopera participou de uma importante reunião com técnicos da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o objetivo de avaliar o andamento das ações do projeto ATER Bahia Sem Fome, executado pela cooperativa no território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Coopera Há 2 semanas

Nova diretoria da Coopera realiza primeira reunião e traça planejamento para 2025

A nova diretoria da Coopera realizou, na sede da entidade em Inhambupe, sua primeira reunião de trabalho, voltada para o nivelamento de informações e o planejamento estratégico das ações para 2025. O encontro aconteceu na última quarta-feira, (2) e marcou o início de um novo ciclo de gestão, reforçando o compromisso da cooperativa com o fortalecimento da agricultura familiar na região.

Coopera Há 4 semanas

Olindina sedia o 2º Seminário da Cultura da Melancia com participação da Coopera

Na última sexta-feira (21), o município de Olindina foi palco do 2º Seminário da Cultura da Melancia, evento promovido pelo Sebrae-Bahia, junto com a Prefeitura Municipal. Das 8h às 14h, produtores, técnicos, representantes políticos e estudantes dos cursos técnicos de agroecologia e agrícolas se reuniram para um dia de palestras e oficinas de campo, trocando conhecimentos sobre o potencial da cultura na região.

Foto: Marcelo Oliveira
Coopera Há 2 meses

José Adilson é reeleito presidente da Coopera em disputa histórica

Na manhã desta sexta-feira (28), a sede da Coopera, em Inhambupe, foi palco de um momento histórico para a agricultura familiar da região. Pela primeira vez, em 39 anos de fundação, a Coopera realizou uma eleição com bate-chapa para a escolha do diretor-presidente. A Assembleia Geral Ordinária reuniu associados aptos a votar, consolidando o processo democrático dentro da entidade.

ATER Bahia Sem Fome Há 2 meses

Técnicos da Coopera avançam na etapa de levantamento socioeconômico e geolocalização das famílias atendidas pelo ATER Bahia Sem Fome

O projeto ATER Bahia Sem Fome segue avançando no Litoral Norte e Agreste Baiano, com os técnicos da Coopera, entidade executora do programa na região, realizando o levantamento socioeconômico das famílias, a geolocalização das Unidades Produtivas Familiares (UPF) e o cadastramento dos agricultores e agricultoras que serão acompanhados ao longo do projeto.