Sexta, 18 de Abril de 2025
21°C 31°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Defensoria Pública Aciona Justiça para Garantir Educação a Crianças com Deficiência em Esplanada

Em Esplanada, cidade a 166 quilômetros da capital Salvador, crianças atípicas e com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino estão impedidas de iniciar o ano letivo por falta de profissionais especializados. Diante dessa situação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia acionou a Justiça, que determinou a retomada imediata das aulas para esses estudantes, garantindo o suporte necessário para sua inclusão escolar. Decisão ainda não foi cumprida.

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas com DPBA
16/03/2025 às 11h54
Defensoria Pública Aciona Justiça para Garantir Educação a Crianças com Deficiência em Esplanada

Em Esplanada, cidade a 166 quilômetros da capital Salvador, crianças atípicas e com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino estão impedidas de iniciar o ano letivo por falta de profissionais especializados. Diante dessa situação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia acionou a Justiça, que determinou a retomada imediata das aulas para esses estudantes, garantindo o suporte necessário para sua inclusão escolar. Decisão ainda não foi cumprida.

A decisão liminar favorável à Ação Civil Pública movida pela Defensoria obriga a prefeitura a disponibilizar imediatamente os profissionais de apoio, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00. Enquanto os demais estudantes já haviam iniciado o ano letivo, essas crianças seguem sem previsão para retorno, em razão de problemas administrativos na contratação de cuidadores e auxiliares de apoio. Tal situação configura uma violação ao princípio da igualdade e ao direito à educação garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei Brasileira de Inclusão.

Jeane Neves, cujo filho de seis anos cursa o primeiro ano do ensino fundamental, foi a primeira mãe a procurar a Defensoria. “Quando fui realizar a matrícula, que é em tempo integral, fui comunicada que meu filho não poderia ainda frequentar pois não havia cuidador disponível. Está difícil pois com mais tempo em casa, tem sido desafiador controlar as crises que são agravadas com a ansiedade de não ir à escola.”, explica Jeane, que compartilha a dor de outras mães na mesma situação.

O defensor público Antônio Agnus detalha a atuação da Defensoria: “Nós recebemos algumas mães de crianças e adolescentes atípicos de Esplanada trazendo reclamações sobre essa distinção no tratamento dado aos alunos, já que o ano letivo começaria em dois períodos distintos e na verdade nem existe ainda uma previsão atual de início do ano letivo para os alunos atípicos. Diante disso, nós, além de oficiarmos a Secretaria de Educação do Município de Esplanada, realizamos uma reunião, onde teve a participação da Secretaria de Educação e o Ministério Público. E nessa reunião, que foi realizada pela Defensoria Pública, não houve uma resposta efetiva à solução do problema pela secretária da educação.”

Continua após a publicidade

O defensor destaca ainda que a falta de planejamento da prefeitura foi um dos fatores que levaram à ação judicial: “A Defensoria Pública resolveu por bem ajuizar essa ação civil pública, onde foi deferida a liminar para que fosse dado início de imediato o ano letivo dos alunos atípicos do município de Esplanada. Essa decisão visa garantir um direito básico à educação inclusiva com a participação igualitária dos alunos atípicos. Visa também corrigir um erro grande do município ao não se preparar para o início do ano letivo e não contratar os professores de apoio, que são professores essenciais ao acompanhamento desses alunos.”

A Defensoria Pública segue acompanhando a implementação da medida e reforça seu compromisso na defesa dos direitos das crianças com deficiência. A instituição também alerta que o descumprimento da decisão judicial poderá acarretar novas sanções ao Município de Esplanada.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ESPLANADA Há 4 semanas

Moradores de Esplanada denunciam abandono da Praça da Pompéia

Moradores do município de Esplanada estão denunciando o estado de abandono da Praça da Pompéia, um dos principais pontos de encontro da comunidade. Fotos enviadas à redação do portal Se Liga Alagoinhas evidenciam a precariedade da infraestrutura do local, que enfrenta problemas como falta de bancos, iluminação deficiente e acúmulo de lixo.

Daniel Miller (Brisa Mar FM)
ESPLANADA Há 2 meses

Câmara de Esplanada contrata empresa de cursos para gerir marketing da Casa Legislativa

A Câmara Municipal de Esplanada publicou, na última sexta-feira (21), em seu Diário Oficial, a contratação da empresa Karen Beatriz - ME (CNPJ 41.587.400/0001-22) para a prestação de serviços de planejamento e desenvolvimento de estratégias de comunicação. O contrato prevê a realização de atividades como atendimento e relacionamento digital, impulsionamento e produção de conteúdo para mídias digitais e imprensa, além da implementação de estratégias de comunicação interna e assessoria de imprensa.

ESPLANADA Há 2 meses

Turistas denunciam cobrança confusa e falta de suporte para acesso à praia de Baixio: prefeitura de Esplanada precisa se posicionar

“Estivemos visitando com uma van de amigos, fomos cobrados e só podíamos pagar via PIX, sendo que no local da barreira não tinha sinal de Internet. Perdemos mais de 45 minutos parados, primeira e última vez nessa praia.”

Esplanada Há 2 meses

Esplanada enfrenta abandono e população cobra soluções da prefeitura

Para quem chega a Esplanada, a primeira impressão é de descaso. A rodoviária municipal, que deveria ser um ponto de acolhimento para moradores e turistas, encontra-se em estado crítico. Bancos quebrados, calçamento irregular, lixo espalhado e a presença constante de moscas e outros insetos transformam o local em um verdadeiro cenário de abandono. O estado da rodoviária compromete o fluxo de visitantes e impacta negativamente o comércio local, prejudicando a economia da cidade.

ESPLANADA Há 3 meses

Prefeitura de Esplanada esclarece sobre controle de acesso a Baixio

A Prefeitura de Esplanada, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, emitiu uma nota oficial para esclarecer informações relacionadas à polêmica sobre a suposta “taxa de acesso” à praia de Baixio, no litoral norte da Bahia. Segundo a administração municipal, não se trata de uma nova cobrança, mas de uma medida para organizar e controlar o fluxo de veículos de fretamento turístico, como ônibus e vans, com o objetivo de preservar o meio ambiente e melhorar a experiência de moradores e visitantes.