Quinta, 26 de Maio de 2022
29°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

Bahia Mata de São João

Médicos plantonistas protestam contra a diminuição da equipe em unidade de saúde de Praia de Forte

Médicos plantonistas do Pronto Atendimento (PA) de Praia do Forte, no município de Mata de São João, estão insatisfeitos com a decisão da prefeitura de retirar, a partir de outubro, um profissional do local.

08/09/2021 às 12h02
Por: Redação Fonte: Bocão News
Compartilhe:
Médicos plantonistas protestam contra a diminuição da equipe em unidade de saúde de Praia de Forte

Médicos plantonistas do Pronto Atendimento (PA) de Praia do Forte, no município de Mata de São João, estão insatisfeitos com a decisão da prefeitura de retirar, a partir de outubro, um profissional do local. Eles alegam que a população sofrerá com a redução na qualidade dos serviços prestados, pois haverá somente um médico na unidade para atender durante o plantão de 24 horas.  

 

Em um manifesto público, eles destacaram que atendem diversos pacientes graves e emergências obstétricas no Pronto Atendimento, muitas vezes com necessidade de encaminhamento do paciente via ambulância, assistido por um médico, para o Hospital Municipal Dr. Eurico de Freitas, em um percurso que demora cerca de três horas de ida e volta. Ou seja, caso haja somente um profissional na unidade de saúde e chegue outra emergência grave, não terá nenhum médico para realizar o atendimento.

 

Os médicos frisam que a retirada de um dos plantonistas é um retrocesso para a população: “Houve melhoria substancial na qualidade do atendimento médico a toda imensa população , sobretudo do litoral, salvando vidas dia e noite, evitando agravos e sobrecarga do sistema de saúde a  partir da instituição da equipe com dois médicos. A retirada do segundo plantonista constituirá um enorme retrocesso para a população matense”. 

 

Eles ainda citaram a necessidade de uma equipe completa, considerando que a unidade também atende pacientes com Covid-19, sendo que alguns pacientes são de grupos de risco. “Além disso, gostaríamos de lembrar que a pandemia da Covid-19 ainda não terminou, sobretudo devido a variante Delta, encontrando-nos com medidas restritivas recebendo casos de pacientes sintomáticos leves de menor gravidade, e não raro recebemos pacientes do grupo de risco que mesmo vacinados demandam o suporte de toda equipe devido maior gravidade do caso”, pontuaram.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Mata de São João informou que o Pronto Atendimento (PA) da Praia do Forte sempre operou com um médico e equipe de enfermagem e que o número só foi ampliado devido às necessidades decorrentes da pandemia.

 

“No entanto, no ano de 2020, com o advento da pandemia por coronavírus, optamos por ampliar a equipe médica, afim de garantir uma maior segurança, caso viéssemos a aumentar a quantidade de transferências. Fato que ocorreu apenas nos momentos de pico da pandemia, em 2020 e no início de 2021”.

 

E completa afirmando que a queda no número de casos justifica a retirada de um dos médicos do PA. “Com o avanço da vacinação na população e a adoção de medidas de controle epidemiológico pelo Município, tivemos uma queda significativa nos casos. Isso nos dá tranquilidade para começar a reduzir a equipe e aos poucos voltarmos à normalidade. Claro que ainda em situação de vigilância”.

 

Segundo o órgão, nos finais de semana (sexta, sábado e domingo) serão colocados dois plantonista para atender as demandas destes dias.

 

Covid-19 em Mata de São João

 

Os números divulgados pela Secretaria de Saúde de Mata de São João, nesta segunda-feira (6), relativos à pandemia de Covid-19 apontam que o município tem oito pessoas contaminadas em tratamento e 127 em monitoramento. Nenhum destes está internado.

 

A cidade registrou até o momento 4.182 casos positivos da doença e 60 pessoas morreram. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Sobre o município Notícias de Mata de São João - BA
Alagoinhas - BA Atualizado às 14h25 - Fonte: ClimaTempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 30°

Sex 30°C 18°C
Sáb 29°C 17°C
Dom 31°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio