Sábado, 23 de Outubro de 2021
23°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

Conde

Novo aeroporto no Conde pode ser construído ao lado de 'lixão' e definição deve ocorrer na terça

A localização deverá ser ao lado de onde funcionava um antigo aterro sanitário, dentro de uma área de proteção ambiental (APA-Litoral Norte).

27/11/2020 às 19h56
Por: Redação Fonte: BN
Compartilhe:
Novo aeroporto no Conde pode ser construído ao lado de 'lixão' e definição deve ocorrer na terça

A decisão do local de construção do novo aeroporto da cidade do Conde deve ser tomada até a próxima terça-feira (1°). A localização deverá ser ao lado de onde funcionava um antigo aterro sanitário, dentro de uma área de proteção ambiental (APA-Litoral Norte). Três aéreas na cidade tinham sido apresentadas como possibilidades para a instalação de um aeroporto

O representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade do Conde, Cláudio Teles, pontuou que o projeto já está com a gestora da APA. "A decisão deve sair nesta segunda ou terça. E aí só dependerá a autorização do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A definição da área provavelmente deve acontecer até terça-feira", pontuou. 

"Refizemos o estudo em parceria com o estado para avaliar outra área que ficou melhor. Mas dentro do levantamento do ITA era próximo ao aterro que estamos recuperando. Essa área tem a possibildiade de se tornar ideal desde que transfira o aterro. Tem que ter um raio de 10 km do aterro. Foram avaliada 10 áreas e escolhidas 3. Foi levantada 2 pespectivas que estavam em área de preservação e estamos esperando parecer. Se for favorável. Depende da mudança do aterro", explicou ao Bahia Notícias. 

A prefeitura do Conde já tem tratativas com uma empresa e solicitou a compra de uma área para implantar o aterro. "Estamos recuperando o nosso. Reunimos a rede hoteleira que é a responsável da demanda geradora e essa é a melhor localizada. É de uso sustentável. Para melhorar, o responsável da Secretaria Nacional de aviação, ele me passou que avaliação nacional foi melhor que estava esperando. Está saindo melhor", acrescentou. 

Com os estudos iniciados em dezembro de 2019, o prazo para a construção será de 4 anos para a finalização do projeto que já tem recurso federal aportado.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, revelou ao BN que existem grandes projetos em desenvolvimento para a região e o crescimento da área será consolidado. 

"Tem um grande projeto em Baixio. Próximo ano teremos uma entrega. O aeroporto no litoral norte vai permitir um desenvolvimento maior para a região. Tem muitos resorts. Leva uma atratividade muito grande, pois facilita o translado", pontuou.

A expectativa é que alguns investimentos cheguem para a região. "Participei de um grupo de trabalho no início do ano. Tivemos reuniões em Brasília e a ideia é que ele possa sair do papel para aumentar os grandes investimentos no litoral norte", acrescentou. 

"Todo empreendimento, até porque todo o litoral norte está inserido em uma área de proteção ambiental. A APA Litoral Norte, a área vai de Mata de São João até Jandaíra, que fica na divisa com Sergipe. Então, obrigatoriamente todos os projetos precisam passar por um estudo prévio ambiental. Sabemos que tem projetos em desenvolvimento. O plano de desenvolvimento e a tendência é que a região se torne em um local de grandes empreendimentos imobiliários", explicou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conde - BA
Sobre o município Notícias de Conde - BA
Alagoinhas - BA Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 28°

Dom 30°C 17°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Qui 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio