Durante as comemorações do 172º aniversário de emancipação política de Alagoinhas, realizadas na terça-feira (2), o prefeito Gustavo Carmo anunciou o início de diversas obras estruturantes na cidade, todas viabilizadas por recursos federais e estaduais. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento local, com destaque para o papel fundamental do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou os repasses necessários para a execução dos projetos.
Na ocasião, o prefeito assinou ordens de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), classificadas nos portes I e II, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esses projetos integram as ações de expansão da Rede Municipal de Saúde.
De acordo com as propostas, o CAPS será construído no bairro Petrolar; a UBS de Porte II será instalada no bairro Dois de Julho; e a UBS de Porte I será erguida na Avenida Linha Verde, no bairro Calu.
Além disso, foram autorizados os estudos técnicos para a elaboração de projetos de requalificação da Igreja Inacabada, um importante patrimônio cultural e histórico de Alagoinhas Velha, da Praça Mário Laert e do entorno do Estádio Antônio Carneiro, conhecido como Carneirão.
Os recursos para esses investimentos já estão assegurados. Para a restauração da Igreja Inacabada, a Prefeitura conta com cerca de R$ 1 milhão, proveniente do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). Já a requalificação da Praça Mário Laert e das áreas ao redor do Carneirão será possível graças a um repasse de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, originados em emenda parlamentar do senador Ângelo Coronel.
Todas as obras são frutos de uma articulação integrada entre o governo municipal, o Governo Federal e o Governo do Estado, com especial destaque para a atuação do presidente Lula e sua equipe, que têm investido em projetos essenciais para o fortalecimento das cidades brasileiras, como Alagoinhas.