Terça, 08 de Julho de 2025
17°C 26°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Entre planejamentos e críticas, Pedro Sobral apresenta projetos da SMT para o trânsito de Alagoinhas

Pedro Sobral afirma que contratos já foram assinados e projetos estão em andamento, mas população cobra soluções urgentes para o caos diário nas vias centrais

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
28/06/2025 às 14h43
Entre planejamentos e críticas, Pedro Sobral apresenta projetos da SMT para o trânsito de Alagoinhas

Após repercussão negativa sobre o caos no trânsito nas imediações da Central de Abastecimento de Alagoinhas, o superintendente da SMT, Pedro Sobral, se manifestou em resposta à reportagem do portal Se Liga Alagoinhas e apresentou um panorama dos planejamentos e ações em curso para reorganizar o trânsito da cidade. 

Segundo Pedro Sobral, os três pilares que sustentam o trânsito — engenharia, educação e fiscalização — já estão sendo trabalhados de forma integrada desde o início da atual gestão. Ele destacou ainda a importância da gestão administrativa da SMT, que, segundo ele, tem avançado significativamente.

Entre os principais investimentos anunciados, destacam-se contratos assinados no mês de junho para sinalização horizontal (faixas de pedestres e redutores de velocidade), sinalização vertical (placas) e obras de construção e recuperação de quebra-molas. A substituição dos antigos semáforos está em fase de licitação e deve ser iniciada no segundo semestre. Além disso, Pedro Sobral revelou que já existem projetos finalizados para requalificação viária em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Manoel Vitorino, Tamarineiro e entorno da Central de Abastecimento. Outros projetos em andamento envolvem a Praça Rio Branco (próximo ao SENAI), Rua 24 de Maio, Praça Kennedy e Rua Bahia.

Apesar dos planos promissores, o superintendente reconheceu que o centro de Alagoinhas enfrenta um colapso viário: "O centro não cabe mais veículos, nem novos empreendimentos. As últimas intervenções estruturais foram pontuais. Precisamos de vias alternativas e de um esforço coletivo para desestimular o fluxo excessivo para a área central", declarou.

Continua após a publicidade

Pedro Sobral afirmou que a frota da cidade já ultrapassa os 70 mil veículos e defendeu a necessidade de projetos estruturantes de mobilidade urbana. "Em menos de um ano, a SMT e o trânsito da cidade serão outros", garantiu.

Atualmente, a cidade conta com média de oito agentes e quatro viaturas atuando diariamente, com reforço nos horários de pico. A SMT também avalia a realização de concurso público em 2026 para reforçar o quadro de servidores.

Continua após a publicidade

Na próxima semana, a nova sede da SMT será inaugurada pelo prefeito Gustavo Carmo, prometendo mais conforto aos cidadãos e melhores condições de trabalho aos servidores do órgão.

Ainda assim, diante da gravidade dos problemas enfrentados diariamente por motoristas e pedestres, moradores cobram intervenções urgentes, principalmente nos pontos mais críticos da cidade. O planejamento de médio e longo prazo é bem-vindo, mas é preciso que medidas emergenciais sejam tomadas para enfrentar o caos atual. A distinção entre gestão de trânsito e mobilidade urbana, apontada por Sobral, é válida: enquanto a gestão de trânsito cuida do fluxo e fiscalização, a mobilidade urbana exige ações amplas de reestruturação. No entanto, para quem vive os congestionamentos diários, o que se espera são soluções rápidas, eficientes e visíveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 1 hora

Omissão de gastos no São João 2025: Prefeitura de Alagoinhas diverge em dados de gastos com o São João 2025

Um levantamento realizado pelo portal Se Liga Alagoinhas revelou que a Prefeitura de Alagoinhas omitiu informações sobre os gastos com o São João 2025 ao Painel da Transparência dos Festejos Juninos, ferramenta criada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) para dar publicidade aos investimentos públicos nas festas juninas.

Alagoinhas Há 2 horas

Indignação nas ruas: motoristas cobram ação da SEMAN diante de tapa-buracos que não resiste ao tempo

Motoristas e motociclistas de Alagoinhas vêm utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens para denunciar as precárias condições das vias públicas do município. As reclamações, que se multiplicam diariamente, apontam a ausência de manutenção adequada nas ruas e afirmam que, quando os serviços são realizados, o asfalto aplicado desaparece em poucas horas, agravando ainda mais o problema.

Alagoinhas Há 3 dias

Governo Lula libera recursos federais para obras milionárias em Alagoinhas durante aniversário da cidade

De acordo com as propostas, o CAPS será construído no bairro Petrolar; a UBS de Porte II será instalada no bairro Dois de Julho; e a UBS de Porte I será erguida na Avenida Linha Verde, no bairro Calu. 

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Alagoinhas Há 6 dias

Projeto de lei pode fechar cartórios em Alagoinhas e outras 223 cidades da Bahia

No último dia 17 de junho, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei nº 25.851/2025. A proposta reduz em 25% os repasses destinados ao Fundo Especial de Compensação (FECOM) e aumenta em 300% os valores direcionados ao Ministério Público Estadual. A questão é que este Fundo garante a gratuidade de serviços como registros civis (nascimento, casamento e óbito) e ações de regularização fundiária de interesse social. O projeto impacta diretamente na vida dos cidadãos que mais precisam.

Alagoinhas Há 6 dias

180 dias de gestão Gustavo Carmo: promessas ousadas, avanços tímidos

Prometeu uma cidade bilionária, mas entregou obras inacabadas. Completando seis meses à frente da Prefeitura de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD) ainda não conseguiu transformar promessas em ações concretas. A cidade convive com escolas sem aulas por falta de água e professores, trânsito caótico por má gestão da mobilidade e inaugurações simbólicas de obras que seguem inconclusas. A população, que acreditou na proposta de modernização e avanço, começa a cobrar resultados reais de uma gestão que até agora entregou muito discurso e pouca transformação.