Após repercussão negativa sobre o caos no trânsito nas imediações da Central de Abastecimento de Alagoinhas, o superintendente da SMT, Pedro Sobral, se manifestou em resposta à reportagem do portal Se Liga Alagoinhas e apresentou um panorama dos planejamentos e ações em curso para reorganizar o trânsito da cidade.
Segundo Pedro Sobral, os três pilares que sustentam o trânsito — engenharia, educação e fiscalização — já estão sendo trabalhados de forma integrada desde o início da atual gestão. Ele destacou ainda a importância da gestão administrativa da SMT, que, segundo ele, tem avançado significativamente.
Entre os principais investimentos anunciados, destacam-se contratos assinados no mês de junho para sinalização horizontal (faixas de pedestres e redutores de velocidade), sinalização vertical (placas) e obras de construção e recuperação de quebra-molas. A substituição dos antigos semáforos está em fase de licitação e deve ser iniciada no segundo semestre. Além disso, Pedro Sobral revelou que já existem projetos finalizados para requalificação viária em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Manoel Vitorino, Tamarineiro e entorno da Central de Abastecimento. Outros projetos em andamento envolvem a Praça Rio Branco (próximo ao SENAI), Rua 24 de Maio, Praça Kennedy e Rua Bahia.
Apesar dos planos promissores, o superintendente reconheceu que o centro de Alagoinhas enfrenta um colapso viário: "O centro não cabe mais veículos, nem novos empreendimentos. As últimas intervenções estruturais foram pontuais. Precisamos de vias alternativas e de um esforço coletivo para desestimular o fluxo excessivo para a área central", declarou.
Pedro Sobral afirmou que a frota da cidade já ultrapassa os 70 mil veículos e defendeu a necessidade de projetos estruturantes de mobilidade urbana. "Em menos de um ano, a SMT e o trânsito da cidade serão outros", garantiu.
Atualmente, a cidade conta com média de oito agentes e quatro viaturas atuando diariamente, com reforço nos horários de pico. A SMT também avalia a realização de concurso público em 2026 para reforçar o quadro de servidores.
Na próxima semana, a nova sede da SMT será inaugurada pelo prefeito Gustavo Carmo, prometendo mais conforto aos cidadãos e melhores condições de trabalho aos servidores do órgão.
Ainda assim, diante da gravidade dos problemas enfrentados diariamente por motoristas e pedestres, moradores cobram intervenções urgentes, principalmente nos pontos mais críticos da cidade. O planejamento de médio e longo prazo é bem-vindo, mas é preciso que medidas emergenciais sejam tomadas para enfrentar o caos atual. A distinção entre gestão de trânsito e mobilidade urbana, apontada por Sobral, é válida: enquanto a gestão de trânsito cuida do fluxo e fiscalização, a mobilidade urbana exige ações amplas de reestruturação. No entanto, para quem vive os congestionamentos diários, o que se espera são soluções rápidas, eficientes e visíveis.