Terça, 08 de Julho de 2025
17°C 26°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

MPT abre inquérito para acompanhar caso de trabalho escravo em Alagoinhas

O resgate dos seis trabalhadores foi feito na quinta-feira (12) durante a operação “Em Chamas”, que combate a produção e venda clandestina de fogos de artifício no estado. A fiscalização ocorreu nesses dois municípios e em Serrinha, na mesma região.

Por: David Ribeiro Fonte: Bahia Notícias
16/06/2025 às 18h47
MPT abre inquérito para acompanhar caso de trabalho escravo em Alagoinhas
Foto: Divulgação / PC-BA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito para investigar o caso de trabalho escravo identificado pela Polícia Civil no município de Alagoinhas, a cerca de 80 km de Feira de Santana.

O resgate dos seis trabalhadores foi feito na quinta-feira (12) durante a operação "Em Chamas", que combate a produção e venda clandestina de fogos de artifício no estado. A fiscalização ocorreu nesses dois municípios e em Serrinha, na mesma região.

Os agentes encontraram o grupo de trabalhadores em situação degradante. Eles não tinham carteira assinada, não dispunham de equipamentos de proteção individuais ou coletivos. As vítimas também estavam sujeitas a condição degradantes de segurança e higiene.

A situação foi comunicada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e aos órgãos de assistência social do município. Também foram acionadas as estruturas de suporte a vítimas de trabalho escravo antidas pelo governo do estado e pela Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo (Coetrae). A rede de assistência social está adotando peotocolos de suporte e acolhimento dos trabalhadores.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 26 minutos

Omissão de gastos no São João 2025: Prefeitura de Alagoinhas diverge em dados de gastos com o São João 2025

Um levantamento realizado pelo portal Se Liga Alagoinhas revelou que a Prefeitura de Alagoinhas omitiu informações sobre os gastos com o São João 2025 ao Painel da Transparência dos Festejos Juninos, ferramenta criada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) para dar publicidade aos investimentos públicos nas festas juninas.

Alagoinhas Há 2 horas

Indignação nas ruas: motoristas cobram ação da SEMAN diante de tapa-buracos que não resiste ao tempo

Motoristas e motociclistas de Alagoinhas vêm utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens para denunciar as precárias condições das vias públicas do município. As reclamações, que se multiplicam diariamente, apontam a ausência de manutenção adequada nas ruas e afirmam que, quando os serviços são realizados, o asfalto aplicado desaparece em poucas horas, agravando ainda mais o problema.

Alagoinhas Há 3 dias

Governo Lula libera recursos federais para obras milionárias em Alagoinhas durante aniversário da cidade

De acordo com as propostas, o CAPS será construído no bairro Petrolar; a UBS de Porte II será instalada no bairro Dois de Julho; e a UBS de Porte I será erguida na Avenida Linha Verde, no bairro Calu. 

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Alagoinhas Há 6 dias

Projeto de lei pode fechar cartórios em Alagoinhas e outras 223 cidades da Bahia

No último dia 17 de junho, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei nº 25.851/2025. A proposta reduz em 25% os repasses destinados ao Fundo Especial de Compensação (FECOM) e aumenta em 300% os valores direcionados ao Ministério Público Estadual. A questão é que este Fundo garante a gratuidade de serviços como registros civis (nascimento, casamento e óbito) e ações de regularização fundiária de interesse social. O projeto impacta diretamente na vida dos cidadãos que mais precisam.

Alagoinhas Há 6 dias

180 dias de gestão Gustavo Carmo: promessas ousadas, avanços tímidos

Prometeu uma cidade bilionária, mas entregou obras inacabadas. Completando seis meses à frente da Prefeitura de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD) ainda não conseguiu transformar promessas em ações concretas. A cidade convive com escolas sem aulas por falta de água e professores, trânsito caótico por má gestão da mobilidade e inaugurações simbólicas de obras que seguem inconclusas. A população, que acreditou na proposta de modernização e avanço, começa a cobrar resultados reais de uma gestão que até agora entregou muito discurso e pouca transformação.