O Projeto Qualifica Ouro Verde, uma realização do SENAI, em parceria com a Petrobras, manteve, no último mês de maio, uma intensa agenda de eventos, reafirmando seu compromisso com a articulação comunitária e o desenvolvimento social e ambiental.
Entre as principais atividades, destaca-se a participação nos Comitês Comunitários da Petrobras — espaços essenciais para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de parcerias com outras iniciativas que atuam diretamente nas comunidades. A presença nesses fóruns contribuiu para ampliar o diálogo e compartilhar práticas nas áreas de qualificação profissional e cidadania.
O projeto também esteve presente no Encontro de Projetos Socioambientais da Petrobras, em Salvador. A participação reafirmou o compromisso do Qualifica Ouro Verde com a qualificação profissional e a transformação social.
Luciana Cássia, coordenadora de cursos, destaca que a presença em eventos e comitês fortalece a atuação do projeto, amplia parcerias e potencializa o impacto das ações nas comunidades. “Cada evento é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossas parcerias, ampliar o alcance do Qualifica Ouro Verde e, sobretudo, reafirmar nosso compromisso com a qualificação profissional como instrumento de transformação social e ambiental”, explica.
Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde
O Projeto Social Qualifica Ouro Verde nasce com o propósito de promover a inclusão social por meio da qualificação profissional, impulsionando a geração de emprego, renda e a sustentabilidade ambiental nas comunidades próximas às operações da Petrobras. A iniciativa estimula o protagonismo local e cria um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável nos territórios.
Atuando no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto levará capacitação técnica com foco em práticas ecologicamente responsáveis a cerca de 800 pessoas em quase 20 comunidades nos municípios de Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu. As ações começaram em janeiro de 2024 e terão duração de três anos.