Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (19), em Feira de Santana, o ministro Renan Filho e o governador Jerônimo anunciaram a retomada imediata da duplicação da BR-101 no trecho entre Sergipe (AL) e os municípios baianos de Alagoinhas, Entre Rios e Esplanada. De acordo com o ministro dos Transportes, até o final do mês de julho, também será publicado o edital de licitação para a duplicação da estrada que liga Alagoinhas até a BR-324.
A notícia foi comemorada pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA), que esteve presente no evento ao lado do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio e do deputado estadual Radiovaldo Costa (PT/BA). “Estivemos com o ministro em Brasília no mês passado justamente para cobrar o andamento desta obra que é importantíssima para trazer desenvolvimento. Agora o sonho vai virar realidade e essa aqui é a prova da força da parceria entre o governo do presidente Lula e o nosso governador”, afirmou o parlamentar.
CONCESSÃO
Acompanhando o andamento das ações emergenciais nas rodovias BR-324 e BR-116, o governador e o ministro visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Amélia Rodrigues. Atualmente, o Governo Federal é responsável pela operação das rodovias após a rescisão do contrato com a empresa que anteriormente administrava os trechos, mas já está sendo elaborado um novo modelo de concessão, com expectativa de leilão até dezembro de 2025. “A garantia é de que haverá um grande esforço para a manutenção da pista e serviços de fiscalização. O compromisso do ministro inclui a permanência, na medida do possível, dos trabalhadores da Via Bahia nas ações em andamento”, declarou o governador.