Sexta, 23 de Maio de 2025
20°C 27°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível

Mais da metade dos cidadãos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento. Em números absolutos, 68% da população baiana se encontra em municípios com baixo padrão de desenvolvimento. Os dados são do índice IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (08), analisa o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em termos de Emprego & Renda, Saúde e Educação com base em dados de 2023.

Por: David Ribeiro Fonte: Bahia Notícias
09/05/2025 às 13h26
Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível

Mais da metade dos cidadãos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento. Em números absolutos, 68% da população baiana se encontra em municípios com baixo padrão de desenvolvimento. Os dados são do índice IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (08), analisa o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em termos de Emprego & Renda, Saúde e Educação com base em dados de 2023.

Ao todo, 70,5% da população baiana vivem condições baixas ou críticas de desenvolvimento, sendo 2,5% críticas. Outros 29,5% vivem em municípios ou regiões de nível moderado de desenvolvimento e o equivalente a 0% dos baianos vive em alto nível. Os números colocam a Bahia na 24° posição de desenvolvimento em comparação com outros estados brasileiros, ficando a frente apenas do Pará, Maranhão e Amapá. 

Os números também que houve evolução no desenvolvimento dos municípios baianos. Entre 2013 e 2023, a Bahia deixou o faixa de desenvolvimento crítico, com índices entre 0,0 e 0,4 (ilustrada em vermelho) e chegou ao nível baixo de desenvolvimento, com notas de 0,4 e 0,6 (em amarelo). Atualmente, 90,4% dos municípios possuem baixo nível de desenvolvimento e 5,0% estão em situação crítica. Apenas 4,6% dos municípios baianos estão em nível moderado. 

Continua após a publicidade

A Bahia possui ainda 93 dos 500 municípios com os piores índices de desenvolvimento. Nenhuma cidade baiana está entre as 500 com maior desenvolvimento. Salvador também figurou mal entre as capitais. A capital baiana ocupou a 24° posição no ranking, com 0,6442 (de notas de 0,000 a 1,000), frente a 0,8855 conquistada por Curtiba, capital do Paraná, que está na 1° posição. 

Apesar no mal desempenho, a capital baiana evoluiu frente ao índice de 2013, com dados de dez anos antes. Na ocasião, a primeira capital do Brasil recebeu a nota 0,5217, e também ocupava a 24° posição.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bahia Há 14 horas

Comunicadores do interior da Bahia se mobilizam para criar associação de blogs e sites

Blogueiros, radialistas e comunicadores sociais dos quatro cantos da Bahia estão se unindo para fortalecer a representatividade dos veículos de comunicação do interior. Nesta quinta-feira (22/05), a Comissão Provisória do grupo GOV.BA se reuniu virtualmente para deliberar sobre uma pauta conjunta de reivindicações voltadas aos portais e sites regionais.

CONDE Há 14 horas

Exclusivo: TJBA suspende licitação da prefeitura de Conde por suspeitas de ilegalidades e risco ao erário

A decisão, proferida pelo desembargador José Cícero Landin Neto em 19 de maio de 2025, reconheceu a existência de plausibilidade jurídica nos argumentos apresentados pela empresa agravante. O relator destacou que a proposta vencedora do certame, apresentada pela empresa T de S Pereira Ltda, apresentou elementos potencialmente inexequíveis, como o descumprimento de cláusulas obrigatórias da convenção coletiva de trabalho, o que pode comprometer a legalidade, continuidade e eficiência do serviço público a ser contratado.

Prefeituras tiveram aprovação com ressalvas | Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View
TCM Há 23 horas

TCM aprova contas das Câmaras de Acajutiba e Sátiro Dias referentes ao exercício de 2023

Durante sessão desta quarta-feira (21/05), os conselheiros que compõem a 1ª e 2ª câmaras julgadoras do Tribunal de Contas dos Municípios, votaram pela aprovação de mais dez contas das Câmaras Municipais, todas elas referentes ao exercício de 2023.

Águia Branca abre 60 vagas para motoristas na Bahia Crédito: Divulgação
Bahia Há 23 horas

Empresa de ônibus altera rotas intermunicipais após interdição na BR-101

A Viação Águia Branca alterou as rotas dos ônibus intermunicipais que passavam perto da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101/BA, em Itapebi, no sul baiano. A área foi interditada no início do mês devido às condições estruturais críticas da via.

Cardeal da Silva Há 3 dias

Cardeal da Silva: Prefeito Branco Sales participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e reforça luta por mais recursos e autonomia

O prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales, esteve presente na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reunindo milhares de gestores públicos de todo o país. Representando a população de Cardeal da Silva, Branco Sales reforçou a importância da mobilização por mais recursos, autonomia e respeito às cidades brasileiras.