O setor logístico é um dos que apresentam crescimento elevado no Brasil nos últimos anos, tornando-se indispensável à medida que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Responsável pelo planejamento e execução de atividades como transporte de produtos, armazenagem e distribuição, o mercado para a área, segundo análise realizada pela Mordor Intelligence em 2024, deve apresentar um crescimento de 4,57% até o ano de 2029.
Com as vastas oportunidades, jovens têm se interessado cada vez mais pela área da logística, buscando capacitações a fim de elevar a qualificação profissional e atender às futuras demandas do setor. Na Bahia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conhecido também por ofertar cursos técnicos na área, vem desenvolvendo, em parceria com a Petrobras, o Projeto Qualifica Ouro Verde, que tem levado capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades do município.
A comunidade de Camboatá, em Alagoinhas-BA, foi contemplada com o curso de Auxiliar de Logística, que faz parte das ações do Projeto Qualifica Ouro Verde. A capacitação busca preparar jovens, adultos e idosos para atuarem no setor logístico, oferecendo certificação SENAI, reconhecida nacionalmente e que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Para Fabíola Portugal, aluna do curso, a experiência tem sido transformadora, contribuindo para desconstruir conceitos que ela tinha sobre a área.
“Eu achava que seria bastante complicado, porque a área de logística envolve cálculos e muitos outros aspectos. No entanto, a professora Arícia, que é excelente, conseguiu tornar o aprendizado muito mais acessível, explicando de uma forma tão clara que estou entendendo tudo super bem. Só tenho elogios para o curso, especialmente por estar tendo essa experiência com ela.”
A docente do curso, professora Arícia Gama, destaca o interesse positivo demonstrado pelos jovens ao longo das aulas. Segundo ela, a turma tem se mostrado participativa, levantando dúvidas, interagindo e fazendo questionamentos pertinentes. Essa curiosidade revela o crescente entendimento dos alunos sobre como a logística pode contribuir para a otimização e a eficiência dos processos.
“Eles interagem e participam; estamos conseguindo desmistificar algumas ideias que eles tinham apenas com base no título do curso. Na prática, conseguimos aproximá-los de uma realidade mais concreta. Com isso, eles estão desenvolvendo o conhecimento. É também uma oportunidade de incentivo, que pode servir como degrau para trabalhar a mente, abrir portas e despertar o interesse por novos cursos. No geral, é um estímulo”, explica.
Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde
O Projeto Social Qualifica Ouro Verde surge da necessidade de criar ações indutoras de inclusão social por meio de qualificação profissional para emprego, renda e sustentabilidade ambiental nas comunidades em torno das ações da Petrobras, promovendo o protagonismo e empoderamento das famílias e criando um ciclo social operacionalmente sustentável nos territórios.
Atuando no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto Qualifica Ouro Verde levará capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades em Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu, beneficiando cerca de 800 pessoas. As ações serão realizadas a partir de janeiro de 2024, com duração de três anos.