Terça, 22 de Abril de 2025
21°C 28°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Ano letivo tem início em Alagoinhas, mas infraestrutura precária gera reclamações

Na última quinta-feira (06), teve início o ano letivo na rede municipal de ensino de Alagoinhas. No entanto, nem todas as escolas estão em condições adequadas para receber os estudantes. Com um total de 88 unidades escolares que atendem mais de 12 mil alunos, parte da infraestrutura ainda apresenta deficiências, comprometendo a qualidade do ensino.

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
07/03/2025 às 13h36
Ano letivo tem início em Alagoinhas, mas infraestrutura precária gera reclamações

Na última quinta-feira (06), teve início o ano letivo na rede municipal de ensino de Alagoinhas. No entanto, nem todas as escolas estão em condições adequadas para receber os estudantes. Com um total de 88 unidades escolares que atendem mais de 12 mil alunos, parte da infraestrutura ainda apresenta deficiências, comprometendo a qualidade do ensino.

Uma mãe de aluno procurou a redação do portal Se Liga Alagoinhas nesta sexta-feira (07) para relatar que seus filhos ainda não tiveram o ano letivo iniciado, sem qualquer previsão para o retorno às aulas. Segundo ela, enquanto muitos estudantes celebraram a volta às atividades escolares, outros ainda aguardam soluções para problemas estruturais que impedem o funcionamento regular das unidades de ensino.

O tema também foi abordado na Câmara de Vereadores. O vereador Edy da Saúde (PSD) reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas escolas, mas enfatizou que melhorias na educação estão nos planos da atual gestão. Segundo ele, o prefeito Gustavo Carmo tem conhecimento das demandas do setor e busca alternativas para solucionar os problemas. O parlamentar ressaltou que os vereadores devem se concentrar em propostas e soluções para o futuro, em vez de apenas criticar gestões passadas.

Por outro lado, a vereadora Juci Cardoso (PT) destacou a falta de um orçamento adequado para atender às necessidades das escolas municipais. Segundo ela, a própria Câmara também tem responsabilidade sobre a destinação de recursos e deve atuar na discussão para garantir mais verbas para reformas e melhorias estruturais.

Continua após a publicidade

“Ora, se alguém vai fazer uma manutenção em sua casa, faz isso sem dinheiro? Não. Quem definiu o dinheiro para reformar a escola este ano fomos nós, no ano passado. O dinheiro dá para reformar todas as escolas? Deveria ter dinheiro para tudo. Então, o que eu acho é que todos nós, nesta Casa, temos uma responsabilidade: discutir orçamento, fazendo valer o nosso poder de modificação nele”, afirmou a parlamentar.

Os problemas estruturais das escolas municipais de Alagoinhas não são recentes. Ao longo dos anos, diversas gestões enfrentaram dificuldades para garantir manutenção e melhorias adequadas nas unidades escolares. Enquanto isso, pais e alunos seguem cobrando providências para que todas as crianças tenham um ambiente digno e seguro para estudar.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 8 horas

SMT renova frota de veículos com entrega de novos carros alugados

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) acaba de renovar a frota de veículos alugados utilizados pela autarquia. A entrega dos novos automóveis foi realizada nesta terça-feira (22), pelo superintendente Pedro de Souza Sobral Neto, com a presença do prefeito Gustavo Carmo.

Alagoinhas Há 1 dia

O silêncio que alimenta os lixões clandestinos de Alagoinhas

A falta de pontos de coleta identificados e a inexistência de campanhas educativas por parte da Prefeitura criam um ambiente propício para o descarte irregular. O resultado é a multiplicação de pontos de lixo a céu aberto, que além de comprometerem a estética urbana, colocam em risco o meio ambiente e a saúde pública.

Alagoinhas Há 3 dias

Censo expõe falhas graves em Alagoinhas: cidade ignora ciclistas, cadeirantes e pedestres

IBGE revela: 91% das ruas de Alagoinhas não têm ponto de ônibus e 99% não têm ciclovia

Alagoinhas Há 3 dias

Gleyser Soares entrega uma tonelada de peixe na Semana Santa em Alagoinhas

O vereador Gleyser Soares promoveu, nesta última quinta-feira (17), uma grande ação solidária em celebração à Semana Santa: a entrega de 1 tonelada de peixe a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa alcançou diversos bairros da cidade, entre eles Rua do Catu, Santa Terezinha, Irmã Dulce, Praça Santa Isabel, além de comunidades da zona rural, como Catuzinho e Rio Branco.

Alagoinhas Há 4 dias

Meio ambiente: Alagoinhas e Salvador estão entre as 15 cidades menos arborizadas do Brasil, diz IBGE

Alagoinhas é o 4º município com a pior arborização urbana do país; A capital baiana aparece na 11ª posição