Uma enquete realizada pelo portal Se Liga Alagoinhas revelou que 70% dos participantes são favoráveis à retirada dos ambulantes do centro da cidade. A pesquisa, realizada no Instagram do portal, contou com a participação de 3.480 pessoas e reflete o debate em torno da decisão da Prefeitura de Alagoinhas de transferir os vendedores para a Central de Abastecimento.
Além da enquete, diversos internautas enviaram mensagens parabenizando a Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (SEMORP) pela iniciativa. Entre os comentários, um participante destacou:
"Finalmente, a rua fica uma bagunça, mas que coloquem em outro lugar, não tirar o emprego."
Outro internauta defendeu a medida, afirmando que a manifestação dos ambulantes é injusta:
"A cidade investiu milhões no galpão para frutas e eles não querem utilizar. Outros que já estão lá destruíram o equipamento público. Devem ir pra lá sim."
A internauta Tacy reforçou a dificuldade enfrentada pelos pedestres devido à ocupação das calçadas:
"Concordo! Nós, pedestres, temos que andar na rua, porque nas calçadas não tem como, sem contar que o comércio fica desorganizado!!!"
Debate sobre a realocação segue intenso
A Prefeitura de Alagoinhas justificou que a transferência de 21 ambulantes para a Central de Abastecimento tem o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e melhorar a mobilidade urbana. No entanto, os feirantes contestam a decisão, argumentando que o espaço não tem estrutura adequada e que muitos ficarão sem local para trabalhar, já que há cerca de 50 vendedores no centro.
Mesmo com as manifestações dos ambulantes, a gestão municipal mantém a decisão de efetivar a mudança no próximo domingo, 2 de março, conforme discutido em reunião realizada no dia 29 de janeiro. Enquanto isso, a população segue dividida, com uma parcela expressiva apoiando a medida em nome da organização e mobilidade do centro da cidade.