Na manhã desta quinta-feira (27), feirantes de Alagoinhas realizaram uma manifestação no centro da cidade para cobrar diálogo com a Prefeitura. O protesto ocorre em razão da decisão do Executivo municipal de transferir os vendedores ambulantes da Avenida Lourival Batista para a Central de Abastecimento. Segundo os comerciantes, o espaço destinado a eles não possui estrutura adequada para recebê-los e a mudança pode comprometer sua principal fonte de sustento.
De acordo com os manifestantes, a Prefeitura pretende criar 21 novos espaços na Central de Abastecimento, número insuficiente para atender a todos os ambulantes que atualmente trabalham no centro da cidade. “A Prefeitura está criando 21 novos espaços, porém, no centro tem, em média, 50 vendedores. O que fará os demais?”, questionou uma das feirantes.
Em resposta, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (SEMORP), divulgou a seguinte nota:
Nota da Prefeitura de Alagoinhas
"A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (SEMORP), autorizou a concessão de uso de espaço dentro da Central de Abastecimento para que 21 vendedores ambulantes, que comercializam produtos em via pública na Avenida Lourival Batista, possam trabalhar em um espaço mais seguro e confortável.
Garantindo a renda e a sustentabilidade das famílias, a transferência de local é uma medida importante para a organização do espaço público, a mobilidade de pedestres e veículos e a segurança dos cidadãos, pois reduz o risco de acidentes.
A mudança ocorrerá no próximo domingo, 2 de março, data definida em acordo com os comerciantes durante reunião realizada no dia 29 de janeiro.
A Prefeitura respeita o direito de manifestação pacífica e seguirá mantendo diálogo transparente com todos os segmentos da sociedade, atuando para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas."
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade