Segunda, 21 de Abril de 2025
21°C 35°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

TJBA Mais Perto chega a Alagoinhas em março com novidade para os(as) cidadãos(ãs)

Com o objetivo de aproximar a administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) dos(as) magistrados(as) e dos servidores(as), a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, volta à Comarca de Alagoinhas, no Fórum Des. Ezequiel Pondé, nos dias 10 e 11 de março, com o Projeto TJBA Mais Perto. A novidade desta edição é a realização do TJBA Mais Cidadão que vai oferecer diversos serviços para a população da região.  

Por: David Ribeiro Fonte: Ascom TJBA
24/02/2025 às 22h13
TJBA Mais Perto chega a Alagoinhas em março com novidade para os(as) cidadãos(ãs)
foto da igreja em ruínas, cartão postal de Alagoinhas; no canto direito está escrito “Alagoinhas – TJBA Mais Perto”, com a marca do TJBA embaixo [fim da descrição].

Com o objetivo de aproximar a administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) dos(as) magistrados(as) e dos servidores(as), a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, volta à Comarca de Alagoinhas, no Fórum Des. Ezequiel Pondé, nos dias 10 e 11 de março, com o Projeto TJBA Mais Perto. A novidade desta edição é a realização do TJBA Mais Cidadão que vai oferecer diversos serviços para a população da região.  

As juízas e os juízes convocados pelo Decreto nº 124/2025 devem participar no dia 11 de março, das 8h30min às 18h, no formato presencial. Quem não puder comparecer deverá comunicar e justificar a ausência através do e-mail [email protected].  

A programação para magistrados(as) e servidores(as) inclui reunião com a Coordenação de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG), liderada pela Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, e com a Diretoria de Primeiro Grau (DPG); cursos de aperfeiçoamento; balcões de atendimento das unidades administrativas do Tribunal, como Secretarias, Núcleos e Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA); e encontros da Presidente do TJBA com juízes(as), servidores(as) e operadores(as) do Direito.   

Durante a programação, a Desembargadora Cynthia Resende vai inaugurar as novas instalações do Fórum de Alagoinhas, que acabou de passar por reforma.  

Continua após a publicidade

TJBA Mais Cidadão   

A grande novidade desta edição é a realização do TJBA Mais Cidadão, que oferece serviços jurisdicionais e de cidadania para a população. A Feira Cidadã acontece no dia 11 de março, das 9h às 17h.   

Continua após a publicidade

Durante a Feira, o TJBA vai realizar atendimento de queixas; consulta processual; atendimento dos Juizados Especiais; mutirão da Semana da Mulher e o Tribunal Maria da Penha em Foco, com o objetivo de diminuir o acervo das unidades judiciais de violência doméstica de Alagoinhas; e ação social com distribuição de alimentos e itens de higiene pessoal.    

Em parceria com o Governo da Bahia, haverá a emissão do novo RG, bem como atendimentos da Delegacia da Mulher (DEAM) e atendimentos para populações vulneráveis. Em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, serão oferecidos atendimentos médicos gratuitos, aplicação de vacinas e atendimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Alagoinhas.   

TJBA Mais Perto   

Instituído pelo Decreto Judiciário nº 309 de 8 de abril de 2024, o TJBA Mais Perto está alinhado às Diretrizes de Gestão para o biênio 2024-2026 e ancorado no tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”. Tal projeto consiste em um desejo pessoal da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que convocou setores estratégicos da administração do Tribunal para realizar uma caravana por todas as regiões da Bahia, aproximando a gestão dos magistrados e dos servidores ao sanar demandas e ao levar serviços para além do edifício-sede, em Salvador. A ação é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência (SGP).     

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 1 dia

Gleyser Soares entrega uma tonelada de peixe na Semana Santa em Alagoinhas

O vereador Gleyser Soares promoveu, nesta última quinta-feira (17), uma grande ação solidária em celebração à Semana Santa: a entrega de 1 tonelada de peixe a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa alcançou diversos bairros da cidade, entre eles Rua do Catu, Santa Terezinha, Irmã Dulce, Praça Santa Isabel, além de comunidades da zona rural, como Catuzinho e Rio Branco.

Alagoinhas Há 3 dias

Com 70% da obra concluída, Hospital Regional de Alagoinhas avança para se tornar referência em saúde no interior da Bahia

Conder vistoria avanço das obras do Hospital Regional de Alagoinhas, que já alcançam 70% de execução

Fotos – Jhô Paz
Alagoinhas Há 4 dias

Auxiliares de classe buscam por valorização salarial em discurso na Tribuna Popular

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), a Tribuna Popular foi ocupada por Débora Cleide Vieira, representante da categoria de Auxiliares de Classe, que atuam nas creches do município desde 2005. Em sua fala, Débora apresentou uma pauta reivindicatória elaborada pela categoria e reforçou o pedido de implantação de um piso salarial municipal que reconheça e valorize a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais da educação infantil.

Alagoinhas Há 5 dias

Famílias carentes de Alagoinhas aguardam distribuição de peixe na Semana Santa, mas prefeitura nega ação

Diante da demanda da população, o Se Liga Alagoinhas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) para obter informações sobre possíveis ações voltadas ao público em situação de vulnerabilidade. Em contato com o secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, a SEDES informou que não haverá distribuição de peixe nesta Semana Santa.

Com apenas três funcionários, a vara opera abaixo do mínimo recomendado, afetando a prestação de serviços à comunidade local | Bnews - Divulgação Foto: Divulgação
Alagoinhas Há 5 dias

Inspeção revela déficit de servidores e acúmulo de processos na Vara Criminal de Alagoinhas

A principal constatação da inspeção foi o déficit de servidores na vara. Com apenas três funcionários no cartório, a unidade opera muito abaixo do recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece um mínimo de sete servidores para varas com as competências da 1ª Vara Criminal de Alagoinhas. A escassez de pessoal sobrecarrega os servidores e prejudica a eficiência dos serviços prestados.