Quarta, 26 de Março de 2025
21°C 36°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Trabalhadores do comércio de Alagoinhas enfrentam dificuldades para exercer direito de oposição à contribuição assistencial

Nesta sexta-feira (14), dezenas de trabalhadores do comércio de Alagoinhas relataram ao portal Se Liga Alagoinhas dificuldades para protocolar suas solicitações de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. O direito, garantido pelo parágrafo sexto da convenção coletiva, estabelece um prazo de 45 dias corridos, contados a partir da assinatura da convenção, para que os trabalhadores formalizem sua recusa ao pagamento da taxa.

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
14/02/2025 às 19h15 Atualizada em 14/02/2025 às 20h05
Trabalhadores do comércio de Alagoinhas enfrentam dificuldades para exercer direito de oposição à contribuição assistencial
Foto: Reprodução - Sicomerciário

Nesta sexta-feira (14), dezenas de trabalhadores do comércio de Alagoinhas relataram ao portal Se Liga Alagoinhas dificuldades para protocolar suas solicitações de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. O direito, garantido pelo parágrafo sexto da convenção coletiva, estabelece um prazo de 45 dias corridos, contados a partir da assinatura da convenção, para que os trabalhadores formalizem sua recusa ao pagamento da taxa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo os trabalhadores, os obstáculos incluem falta de atendimento, ausência de informações claras e dificuldades logísticas para entregar os requerimentos por escrito, como exigido pelo regulamento. Muitos se queixaram da falta de transparência e acessibilidade por parte da entidade responsável.

Em busca de esclarecimentos, a redação do portal Se Liga Alagoinhas tentou, repetidamente, contato com o Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas (Sicomerciário) na tarde desta sexta-feira, mas não obteve retorno.

O caso levantou preocupações sobre o cumprimento das normas trabalhistas e o acesso dos trabalhadores a seus direitos. A contribuição assistencial é um valor cobrado de todos os empregados da categoria para financiar as atividades sindicais, mas sua obrigatoriedade pode ser contestada pelos trabalhadores, desde que respeitem os prazos e procedimentos previstos na convenção.

Continua após a publicidade

A situação segue sem resposta oficial por parte do Sicomerciário, enquanto os trabalhadores aguardam providências que garantam o exercício pleno de seus direitos. O portal continuará acompanhando o caso e trará atualizações assim que novos esclarecimentos forem obtidos.

Clique aqui para ver o documento "CCT 2025 SICOMERCIO (1).pdf"

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 2 dias

A subutilização do Campus do IF Baiano em Alagoinhas e a desconexão com a realidade local

Atualmente, o campus oferece cursos nas áreas de Agroecologia, Agroindústria, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas. Embora esses cursos possuam relevância em contextos específicos, eles não estão alinhados com as vocações regionais que alicerçam o crescimento econômico de Alagoinhas e das cidades vizinhas. Em um município com forte tendência para a indústria de bebidas e petróleo, a oferta educacional não reflete as necessidades do mercado de trabalho local.

Alagoinhas Há 2 dias

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento na morte do empresário Gilberto Pereira Chaves, o “Bujão”

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 1ª Delegacia Territorial de Alagoinhas, prendeu um dos suspeitos de envolvimento no homicídio do empresário Gilberto Pereira Chaves, conhecido como Bujão. O crime ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2025.

Alagoinhas Há 2 dias

Caminhão furtado em Alagoinhas é apreendido pela PRF em Seabra

A abordagem ocorreu por volta das 14h31, quando os policiais identificaram que o veículo possuía um boletim de furto/roubo registrado no município de Alagoinhas (BA). Após a constatação o caminhão-trator foi apreendido, e a princípio, verificou-se a ocorrência de receptação de veículo.

Alagoinhas Há 2 dias

SAAE anuncia interrupção no fornecimento de água em Alagoinhas Velha para instalação de hidrante

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Alagoinhas comunicou que realizará uma interrupção programada no fornecimento de água na próxima terça-feira, 25 de março de 2025. A suspensão ocorrerá das 8h às 14h e será necessária para a instalação de um hidrante na Rua Dantas Bião, nas proximidades da sede da Guarda Civil Municipal.

OPORTUNIDADE Há 2 dias

IF Baiano abre 80 vagas para curso técnico em Alagoinhas; saiba como se inscrever

Início das aulas está previsto para o mês de maio. Curso tem a duração de 18 meses.