Quarta, 15 de Janeiro de 2025
21°C 26°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Bahia: TCM apura irregularidades na transmissão de cargos municipais

A determinação foi tomada em razão de notícias divulgadas pela imprensa sobre dilapidação em instalações públicas e sonegação de dados essenciais à administração – que têm causado prejuízos à prestação de serviços rotineiros à população pelas gestões que tomaram posse em 1º de janeiro.

Por: David Ribeiro Fonte: TCM-BA
10/01/2025 às 09h40
Bahia: TCM apura irregularidades na transmissão de cargos municipais
Bnews - Divulgação Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, determinou aos auditores responsáveis pelas Inspetorias Regionais de Controle Externo do órgão, que apurem todas as informações relacionadas a irregularidades no processo de transmissão de cargo nas prefeituras e instaurem – de imediato – processos administrativos para punir os responsáveis, nos casos mais graves. A determinação foi tomada em razão de notícias divulgadas pela imprensa sobre dilapidação em instalações públicas e sonegação de dados essenciais à administração – que têm causado prejuízos à prestação de serviços rotineiros à população pelas gestões que tomaram posse em 1º de janeiro.

O conselheiro advertiu que os ex-prefeitos e ex-presidentes de câmaras de vereadores que não cumpriram os termos da Resolução nº1311/2012 do TCM – que estabelece os deveres para a transmissão dos cargos municipais de direção – poderão ser punidos com multas, parecer pela rejeição de contas anuais e também denunciados ao Ministério Público Estadual, em caso de crime de improbidade administrativa. E responder a processo judicial. Observou que, em anos anteriores, diversos gestores foram exemplarmente punidos, obrigados a pagar multas e, em consequência, começaram a enfrentar dificuldades para dar seguimento às suas carreiras políticas.

Continua após a publicidade

Francisco Netto lembrou que a derrota em eleições, a alternância de poder, faz parte da democracia, e é dever de todo homem público cumprir as normas legais e da boa administração para evitar quaisquer prejuízos à população quando da rotineira transmissão de cargo para os novos dirigentes eleitos nas urnas. Destacou que, ao longo dos últimos seis meses do ano passado, junto com a União dos Municípios da Bahia (UPB), o TCM realizou inúmeros eventos para orientar os prefeitos em exercício, sobre as providências, exigências legais e os cuidados a serem tomados no processo de encerramento e transmissão de mandato.

Até mesmo uma cartilha, com todo o passo a passo do processo, detalhando as providências administrativas, legais e financeiras, assim como as informações e dados a serem obrigatoriamente disponibilizadas aos gestores eleitos – para planejamento da nova administração –, foi distribuída aos interessados, tanto pelo TCM quanto pela UPB. Isto com o objetivo de evitar a descontinuidade da prestação de serviço à população, ou prejuízo aos cofres municipais.

Continua após a publicidade

O conselheiro Francisco Netto afirmou que o TCM cumprirá – como sempre fez – com o dever de fiscalizar e, eventualmente, punir os gestores municipais que não cumpriram com o dever. “Bem instruídos todos eles foram sobre as regras democráticas e da administração pública a serem cumpridas após as eleições. Por isso nossa orientação é que os inspetores regionais estejam atentos e apurem todas as informações sobre desmandos e irregularidades no processo de transmissão de cargos. E, se necessário, abram processos administrativos, como Tomada de Contas Especial para apurar danos ao erário”, disse.

Assista a reportagem da TV BAHIA sobre o tema.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Real Há 7 horas

Prefeitura de Rio Real decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

A Prefeitura de Rio Real, decretou nesta terça-feira (14) Situação de Emergência em virtude das intensas chuvas que vêm atingindo o município, causando transtornos significativos à população. A medida foi oficializada por meio do Decreto Municipal nº 184/2025, publicado na edição oficial do Diário do Município.

Foto: Aluísio Neto
Chuvas na Bahia Há 1 dia

Deputada Ludmilla Fiscina se solidariza com famílias afetadas pelas fortes chuvas na Bahia

Na tarde desta segunda-feira (13), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) manifestou solidariedade às famílias atingidas pelas intensas chuvas que têm causado transtornos em diversos municípios da Bahia, o que resultou em alagamentos e danos à infraestrutura.

Entre Rios Há 2 dias

Lavagem de Porto de Sauípe reúne multidão em celebração de fé, cultura e tradição

A procissão percorreu as principais ruas do distrito em uma demonstração de fé e devoção, que culminou com o tradicional banho de cheiro e a refrescante participação de um carro-pipa, para alegria dos presentes

Alagoinhas Há 2 dias

Alagoinhas: problema na linha do SAMU afeta atendimento na região

Enquanto o serviço não é restabelecido, a população pode acionar o Samu por meio do número corporativo (75) 9.9712-2594.

Entre Rios Há 3 dias

Entre Rios sedia reunião territorial de articulação com parceiros do projeto ATER Bahia Sem Fome

No próximo dia 15 de janeiro, o município de Entre Rios será palco da Reunião Territorial de Articulação com Parceiros – ATER Bahia Sem Fome, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no Território Litoral Norte e Agreste Baiano.