Depois das eleições municipais e uma série de rusgas em ao menos cinco capitais, PT e PV discutem não renovar em 2026 a federação que formam ao lado do PCdoB. A informação é do jornal O Globo.
A legislação obriga o PT, PV e o PCdoB a permanecerem na federação até abril de 2026, quando acontecem as próximas eleições. De acordo com a publicação, as conversas para o fim do acordo ainda embrionária e acontecem depois de alguns desentendimentos.
O PT avalia que estar federado “engessou” suas alianças e teme que partidos aliados atrapalhem acordos com o Centrão. Já o PV culpa os petistas pela redução de seus quadros nos municípios, que saiu de 47 prefeituras para 14. Integrantes do Partido Verde atribuem o resultado a um “autoritarismo interno”, já que, por ter maior representatividade, o PT tem mais voz nas decisões da federação.
Em ao menos cinco capitais, - Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Aracaju e João Pessoa- o PT apoiou ou lançou candidatura sem o consentimento do PV.
Com um eventual fim da federação, o PT tende a seguir sozinho. Já o PV avalia integrar outra federação. Ainda segundo o Globo, o partido avalia se juntar a uma possível federação formada entre PSDB e PDT ou entre PSB e PDT. Ambas ainda em fase de discussão.
Mín. 21° Máx. 37°