Segunda, 21 de Abril de 2025
21°C 35°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Camaçari, Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas recebem ação itinerante do Vale Luz

Saiba os locais dos pontos de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia elétrica, nesta semana de 04 a 09 de novembro

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
04/11/2024 às 18h27
Camaçari, Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas recebem ação itinerante do Vale Luz
Foto: divulgação

Nesta semana, os moradores da Região Metropolitana de Salvador poderão trocar resíduos sólidos por descontos na conta de energia, por meio do Vale Luz, projeto de eficiência energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL, que incentiva o ciclo da sustentabilidade. De segunda (04) a sábado (09), os consumidores poderão aproveitar a ação itinerante nas cidades de Camaçari, Catu, São Sebastião, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas.

Os endereços exatos dos pontos itinerantes e dos pontos fixos do projeto, podem ser acompanhados por meio do cronograma de atendimento do Vale Luz, disponível no site da concessionária, ou no documento anexado. Nos pontos de troca é possível entregar latas de alumínio ou garrafas PET e receber "Merrecas", moeda criada pela Neoenergia Coelba, que pode ser trocada por lâmpadas de LED, que consomem menos energia, ou revertida em desconto na conta de energia (cada Merreca equivale a 09 centavos).

O projeto Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou moradores de comunidades populares com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.

Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz

Continua após a publicidade

Além da troca de latas de alumínio e garrafas PET por Merrecas, também são aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, e vidro. Esses resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor. Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

Ação Catador

Continua após a publicidade

Além dos consumidores que entregam os resíduos para obter desconto na conta de energia, o projeto Vale Luz desenvolve ação voltada para catadores autônomos de materiais recicláveis que também podem participar do projeto e receber, via transferência bancária (PIX), o valor correspondente ao material descartado no projeto. Nesta ação, o catador poderá destinar ao projeto latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de vidro.  A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes.

Como participar

Para participar, basta o cliente separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, informar o código do cliente, identificado no canto superior direito da conta de energia e direcionar a um dos pontos de atendimento do projeto. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela ANEEL. 

Serviço

Vale Luz Neoenergia Coelba

Data: de 04 a 09 de novembro de 2024
Local: Camaçari, Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas. (Conforme cronograma disponibilizado no site da distribuidora - https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 1 dia

Censo expõe falhas graves em Alagoinhas: cidade ignora ciclistas, cadeirantes e pedestres

IBGE revela: 91% das ruas de Alagoinhas não têm ponto de ônibus e 99% não têm ciclovia

Alagoinhas Há 1 dia

Gleyser Soares entrega uma tonelada de peixe na Semana Santa em Alagoinhas

O vereador Gleyser Soares promoveu, nesta última quinta-feira (17), uma grande ação solidária em celebração à Semana Santa: a entrega de 1 tonelada de peixe a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa alcançou diversos bairros da cidade, entre eles Rua do Catu, Santa Terezinha, Irmã Dulce, Praça Santa Isabel, além de comunidades da zona rural, como Catuzinho e Rio Branco.

Alagoinhas Há 2 dias

Meio ambiente: Alagoinhas e Salvador estão entre as 15 cidades menos arborizadas do Brasil, diz IBGE

Alagoinhas é o 4º município com a pior arborização urbana do país; A capital baiana aparece na 11ª posição

Alagoinhas Há 3 dias

Com 70% da obra concluída, Hospital Regional de Alagoinhas avança para se tornar referência em saúde no interior da Bahia

Conder vistoria avanço das obras do Hospital Regional de Alagoinhas, que já alcançam 70% de execução

Alagoinhas Há 5 dias

Famílias carentes de Alagoinhas aguardam distribuição de peixe na Semana Santa, mas prefeitura nega ação

Diante da demanda da população, o Se Liga Alagoinhas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) para obter informações sobre possíveis ações voltadas ao público em situação de vulnerabilidade. Em contato com o secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, a SEDES informou que não haverá distribuição de peixe nesta Semana Santa.