Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 25°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Bahia abre 14.886 postos de trabalho em setembro

Em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 14.886 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 83.366 admissões e 68.480 desligamentos. Trata-se do nono mês seguido com saldo positivo.

Por: David Ribeiro Fonte: Redação Se Liga Alagoinhas
31/10/2024 às 17h24
Bahia abre 14.886 postos de trabalho em setembro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 14.886 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 83.366 admissões e 68.480 desligamentos. Trata-se do nono mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O saldo observado em setembro deste ano no território baiano foi inferior ao de agosto (+16.484 postos). No entanto, é o segundo maior do ano no estado. No comparativo anual, por outro lado, o saldo mais recente se apresentou superior ao do mês de setembro do ano passado (+8.948 postos).

Com o saldo de setembro, a Bahia passou a contar com 2.148.757 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 4.173 postos de trabalho celetista, contabilizou 669.979 vínculos, indicando um aumento de 0,63% sobre o montante de empregos existente em agosto.

Na Bahia, em setembro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+7.634 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.301 postos), Construção (+2.167 vagas) e Indústria geral (+1.847 vínculos) também foram responsáveis pela geração. O setor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-63 empregos), portanto, foi o único com perda líquida de postos no mencionado mês.

Continua após a publicidade

No mês, o Brasil computou um saldo de 247.818 vagas, enquanto o Nordeste registrou 77.175 novos postos – representando variações relativas de 0,52% e 0,98% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. A Bahia (+0,70%), portanto, de agosto a setembro, exibiu um aumento relativo do estoque de vínculos maior do que o do país e menor do que o da região nordestina.

Das 27 unidades federativas do território nacional, todas elas apontaram crescimento do emprego celetista em setembro deste ano. A Bahia, com 14.886 novos postos, exibiu o sexto maior saldo do país. Em termos relativos, com variação percentual de 0,70%, a unidade baiana situou-se na décima posição.

Continua após a publicidade

No Nordeste, em setembro, todos os nove estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (+14.886 postos) ocupou a terceira colocação na geração de vagas entre as unidades nordestinas no mês. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano (+0,70%) situou-se na sexta posição no território nordestino.

Na Região Nordeste, no que concerne à geração de postos em setembro, Pernambuco (+17.851 vínculos) foi o estado com maior saldo, sendo seguido por Alagoas (+15.420 postos), Bahia (+14.886 vagas), Ceará (+9.522 postos), Sergipe (+5.658 vagas), Rio Grande do Norte (+4.981 vagas), Maranhão (+4.237 vínculos), Paraíba (+3.631 vagas) e Piauí (+989 empregos celetistas).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pojuca Há 4 horas

Prefeitura de Pojuca lança canal digital para agilizar solução de problemas urbanos

A Prefeitura de Pojuca deu mais um passo rumo à modernização dos serviços públicos e à promoção da participação cidadã. Por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SESPUMA), foi lançado o Falaê Pojuca, um novo canal digital voltado ao atendimento de demandas urbanas da população.

CONDE Há 6 horas

O Peso da Taxação: Novo decreto poderá afundar o turismo no Sítio do Conde

A recente decisão do prefeito Anísio Madeirol (União Brasil) de instituir, por meio de decreto, a cobrança de até R$ 500,00 para turistas acessarem a praia do Sítio do Conde, causa espanto e apreensão entre moradores, empresários e trabalhadores do setor turístico do município. A medida, além de surpreendente em seu teor, revela uma preocupante desconexão entre a gestão pública e a realidade socioeconômica local.

Alagoinhas Há 7 horas

Vereadora Luma Menezes destaca impacto da falta de arborização em Alagoinhas

O vereador Jorge da Farinha (PSD) também comentou a situação em plenário e se solidarizou com a preocupação da colega. “Salvador e Alagoinhas estão entre as 15 cidades menos arborizadas do país”, argumentou. Em seguida, destacou a necessidade da articulação com o secretário de municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Djalma Santos, vereador licenciado. “Alagoinhas tem muito espaço, portanto, temos o compromisso de dialogar com nosso colega Djalma, que está como secretário da pasta responsável pelo meio ambiente. Assim poderemos, dentro três anos, vamos tirar nossa cidade desse mapa tão negativo”, disse.

Dias D'Ávila Há 7 horas

VÍDEO: Vereador de Dias D'Ávila é contido por vizinhos após surto e tentativa de agressão

Em um vídeo que circula nas redes sociais flagrou o vereador Marco Antônio (União), de Dias D’Ávila, visivelmente transtornado e tentando atacar vizinhos no bairro do Bosque, área onde o parlamentar tem sua base eleitoral, nesta quarta-feira (23).

© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Eleitores Há 8 horas

Eleitores que não votaram têm até maio para regularizar título; veja como

O prazo para a regularização do título de eleitor daqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas termina em um mês, no próximo dia 19 de maio.