A noite desta sexta-feira (13) foi marcada por uma forte demonstração de apoio popular às candidaturas de Gustavo Carmo (PSD) e de Luciano Sérgio (PT). A caminhada da Coligação Unidos por Alagoinhas, realizada no bairro Santa Terezinha, reuniu milhares de pessoas e contou com a presença de grandes nomes da política baiana, como o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).
A constante participação de lideranças estaduais e locais na campanha de Gustavo Carmo e Luciano Sérgio ressalta o comprometimento com o desenvolvimento de Alagoinhas. No dia 4, o governador Jerônimo Rodrigues participou de uma caminhada no Barreiro, marcando seu primeiro ato de campanha ao lado dos candidatos. Agora, foi a vez do senador Jaques Wagner reafirmar seu apoio ao projeto da coligação.
Além de Wagner, outras figuras políticas de destaque estiveram presentes, como o prefeito Joaquim Neto (PSD), os deputados estaduais Ludmilla Fiscina (PV) e Radiovaldo Costa (PT), o deputado federal Joseildo Ramos (PT), e o ex-deputado federal Luiz Argolo.
Luciano Sérgio agradeceu o apoio de Jaques Wagner e o carinho da população: "Hoje temos a honra de receber uma liderança que foi decisiva para o desenvolvimento da Bahia e de Alagoinhas, o nosso senador Jaques Wagner. A presença dele fortalece ainda mais nossa campanha, que já vem mobilizando milhares de pessoas e ouvindo a população em cada lugar que passamos. Alagoinhas sabe que o time que fará a diferença está aqui."
Jaques Wagner comparou a campanha de Gustavo à sua própria trajetória política, prevendo a sua vitória: "Quando olho para a sua campanha, Gustavo, me lembro da minha em 2006, porque o bom de ganhar é quando é de virada. Naquela época, eu disse ao Lula que ganharia a eleição na Bahia, mesmo estando com apenas 2% nas pesquisas, enquanto meu adversário tinha 70%. Respondi que tinha fé, que não temia o trabalho árduo nem as críticas. No final, venci. Pesquisa é apenas uma fotografia do momento, não é o filme. Pelo que vejo, você já avançou nas pesquisas, e avançará mais. Vamos calçar as sandálias da humildade e seguir em frente até a vitória."
O senador também ressaltou a importância das parcerias entre os governo estaduais e federais para o desenvolvimento local: "Eu fico muito feliz em ver que as vaidades foram deixadas de lado para que as forças políticas se unissem em prol de um projeto maior para Alagoinhas. Eu sei que alguns por aí cantam de galo dizendo que trouxeram isso ou aquilo para Alagoinhas, mas, assim como eu precisei de Lula para trazer recursos para a Bahia, o prefeito também não pode trazer investimentos sozinho. O orçamento de uma cidade é limitado, sem o apoio do estado e da federação, o desenvolvimento fica comprometido."
Gustavo Carmo relembrou a contribuição de Jaques Wagner e de seu pai, Judélio Carmo, ex-prefeito, para o desenvolvimento industrial de Alagoinhas: "Meu pai, prefeito por duas gestões nas décadas de 70 e 80, lutou para que a qualidade da água de Alagoinhas fosse reconhecida e para atrair indústrias, mas enfrentou perseguição política por representar a esquerda. Foi só em 1997 que a cidade recebeu a Schincariol. Com Jaques Wagner governador e Lula presidente, o Nordeste passou a ser tratado com mais atenção, e Alagoinhas deu início à sua industrialização. Depois disso, vieram a Itaipava, a duplicação da Schincariol, hoje Heineken, a Central das Embalagens, a Goob e a Ardagh. É importante reconhecer quem de fato contribuiu, e Jaques Wagner fez parte desse processo."
Finalizando seu discurso, Gustavo Carmo, visivelmente emocionado, destacou a relevância do momento e a força do projeto coletivo que lidera em Alagoinhas: "Quando disseram que Alagoinhas não teria mais comícios, nós provamos o contrário. Este é o segundo, o primeiro com o governador Jerônimo, e agora com o senador Jaques Wagner. Isso mostra que a cidade quer mais, quer uma política de qualidade, que olha para o futuro. Não há projeto individual neste palanque, é coletivo, feito para transformar a vida dos alagoinhenses."
Mín. 18° Máx. 32°