Quarta, 18 de Junho de 2025
17°C 25°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Educação da Bahia avança no Ideb pelo terceiro ano seguido

Estado registrou índice de 3,7 em 2023, contra 3,2 em 2019

Por: David Ribeiro
14/08/2024 às 21h27

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (14), confirmam que a Bahia avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2, com relação ao desempenho dos colégios de ensino médio estadual.

Continua após a publicidade
Anúncio

O bom resultado registrado já vem sendo percebido pela população baiana que, entre as áreas do governo Jerônimo, considerou a pasta da Educação com maior aprovação (54%).

"Os resultados mostram que o trabalho que vem sendo desenvolvido é acertado. O cenário ainda é desafiador, principalmente no pós-pandemia, mas o Governo do Estado tem feito investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes, o que nos faz ter a certeza de resultados ainda melhores daqui para frente", destacou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

Na análise do governo, esse avanço é reflexo de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de ensino, nos investimentos na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual de ensino, na valorização do seu quadro profissional e no olhar cuidadoso para as necessidades básicas da comunidade escolar.

Continua após a publicidade

A redução do abandono escolar de 11,5% (2021) para 5% (estimado) (2023) foi possível graças ao trabalho de busca ativa por estudantes que deixaram de frequentar as aulas e o investimento na assistência estudantil, que vai desde a oferta de transporte escolar seguro, a garantia de boa nutrição, com a oferta de alimentação escolar de qualidade, e o auxílio financeiro, através do Programa Bolsa Presença, para que os estudantes não abandonem a escola em troca de subempregos.

Recuperação da aprendizagem

Continua após a publicidade

Para a Secretaria da Educação (SEC), a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia foi possível graças aos investimentos do governo do estado nas avaliações diagnósticas que medem o nível de conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e permitem identificar fragilidades e traçar estratégias para auxiliar os estudantes na conquista do sucesso escolar, bem como na elaboração de materiais didáticos voltados para a recomposição das aprendizagens, no apoio pedagógico personalizado e na disponibilização de tecnologia, como os mais de 150 mil tablets entregues aos estudantes para uso pedagógico.

Educação integral

Conforme avaliação da gestão estadual, a ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas estaduais, com a oferta de ensino em tempo integral, tem sido uma das estratégias que contribuem para o avanço no Ideb. Por meio do Educa Mais Bahia, a SEC oferta oficinas educativas de artes, esportes, música e de fortalecimento das aprendizagens.

Outro programa de destaque é o Mais Estudo, através do qual os monitores dão reforço escolar aos colegas e recebem uma bolsa de R$ 150 mensais, durante a sua vigência. Até o momento, 46.019 alunos já estão atuando, o que representa R$ 6,7 milhões investidos no mesmo período.

Segundo o governo, outra importante ferramenta para alcançar esse resultado é a atenção à gestão escolar. A capacitação de gestores escolares e o acompanhamento mais próximo das escolas com baixo desempenho têm permitido uma gestão mais eficiente, impactando positivamente os resultados educacionais.

A valorização do Magistério também vem gerando resultados positivos. Por meio do Concurso Saeb 03/2022 o Estado já nomeou 2.043 nkvis professores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais estão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes.

“Vamos continuar investindo em práticas pedagógicas inovadoras que são essenciais para manter e ampliar os avanços no Ideb. O desempenho positivo da Bahia no Ideb é um indicativo de que as políticas educacionais implementadas estão surtindo efeito. Contudo, a continuidade e a ampliação dessas ações são fundamentais para garantir que todos os estudantes baianos tenham acesso a uma educação de qualidade”, confirma a secretária Rowenna.

Para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que esteve na Secretaria de Educação antes de assumir o governo, disse que avanço é o "reflexo do trabalho e dedicação" com a educação.

"O crescimento no Ideb é um reflexo do trabalho e dedicação que temos com a educação. É muito mais do que um número, é uma conquista coletiva representa o nosso compromisso com a Bahia", escreveu o governador nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Araçás Há 5 horas

Prefeito Agamenon Coelho antecipa salário de junho e primeira parcela do 13º para servidores municipais e aquece economia de Araçás

A Prefeitura Municipal de Araçás anunciou, nesta semana, a antecipação do salário referente ao mês de junho e da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. A medida, determinada pelo prefeito Agamenon Coelho, já foi efetivada e representa um importante impulso para a economia local.

Acajutiba Há 11 horas

Recorde de público: Arraiá Nossas Raízes leva multidão à Praça Aquinoel Borges em Acajutiba

A cidade de Acajutiba viveu uma noite histórica nesta terça-feira (17) durante a realização do Arraiá Nossas Raízes, promovido pela Prefeitura Municipal sob a gestão do prefeito Jadiel Souza. O evento, que integrou o calendário oficial dos festejos juninos, reuniu um público recorde na Praça Aquinoel Borges, superando todas as expectativas para uma noite de semana.

Reprodução | Inmet
Bahia Há 1 dia

Bahia tem 43 municípios sob alerta para acumulado de chuva nesta terça-feira

O estado da Bahia está sob alerta meteorológico amarelo para Acumulado de Chuva, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São 43 municípios incluídos no aviso. Ele foi iniciado às 9h23 desta terça-feira, 17 de junho, e é válido até às 10h00 desta quarta-feira (18).

Corpus Christi é comemorado na próxima quinta-feira - Foto: Reprodução | Agência Brasil
Alagoinhas Há 2 dias

Corpus Christi é feriado nacional? Descubra quem poderá folgar na quinta (19)

O dia de Corpus Christi, que será comemorado na próxima quinta-feira, 19, não será feriado para todos os brasileiros. No entanto, alguns municípios têm folga nesta data. Em âmbito federal, o Corpus Christi é ponto facultativo. Portanto, cabe a empresa, cidade ou estado decidir se autoriza a folga de seus funcionários e servidores. Neste ano, 17 capitais brasileiras instituíram o feriado.

Alagoinhas Há 2 dias

Falta de fiscalização da SMT sobre carga e descarga no centro de Alagoinhas causa transtornos a motoristas

A ausência de fiscalização efetiva por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Alagoinhas sobre veículos de grande porte que realizam carga e descarga no centro da cidade tem gerado transtornos para motoristas, especialmente na rua Manoel Vitorino — uma das vias mais movimentadas da região central.