Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 29°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Biden desiste da candidatura a presidente dos EUA e anuncia apoio a Kamala Harris

Presidente estava sendo pressionado a abandonar corrida eleitoral desde o fim de junho, quando teve um mau desempenho no primeiro debate presidencial. Idade avançada e aptidão de Biden levantaram preocupações.

Por: David Ribeiro Fonte: G1
21/07/2024 às 15h50

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição e disse apoiar a vice-presidente Kamala Harris para liderar chapa democrata. Em um comunicado no X, Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025 (leia a íntegra mais abaixo).

Continua após a publicidade
Anúncio

"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", escreveu Biden.

A desistência ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump. À época, a capacidade cognitiva do presidente foi colocada em dúvida.

Continua após a publicidade

Até o momento, o presidente resistia à pressão de diversas maneiras. Ele deu entrevistas, fez uma reunião com governadores democratas e negou alegações de que sofria um declínio cognitivo e físico. Biden afirmou várias vezes que não iria desistir e que venceria a eleição.

No entanto, nos últimos dias, os rumores de desistência aumentaram. O ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, duas fortes vozes no Partido Democrata, demonstraram insegurança com o atual presidente.

Continua após a publicidade

Segundo a "CNN", Pelosi disse a Biden que ele não venceria. Já Obama demonstrou a pessoas próximas receio sobre as chances do atual presidente na eleição.

Biden foi diagnosticado Covid-19 na quarta-feira (17) e teve de suspender eventos de campanha. Desde então, ele está em isolamento em sua casa em Delaware. Segundo a imprensa norte-americana, diante da pressão, ele começou a ficar mais reflexivo sobre a candidatura.

Uma fonte disse à Reuters que a decisão ocorreu neste domingo. "Na noite passada, a mensagem foi para seguir em frente com tudo, a todo vapor. Por volta das 13h45 de hoje, o presidente disse à sua equipe sênior que havia mudado de ideia". A decisão pegou muitos funcionários da Casa Branca de surpresa.

O Partido Democrata ainda não anunciou quem vai ser o novo candidato para disputar a eleição contra Trump.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cardeal da Silva Há 4 meses

Prefeitura de Cardeal da Silva alerta sobre prazo para agendamento de serviços de saúde fora do município

A Prefeitura de Cardeal da Silva, por meio da Secretaria de Saúde, informou que as marcações de transporte para exames e consultas realizadas fora do município estarão disponíveis até o dia 20 de dezembro de 2024. A medida ocorre em função do recesso de final de ano, que inclui as festividades de Natal e Ano Novo.

28000 MIL SALGADOS Há 4 meses

28 mil salgados: Câmara de Alagoinhas gastará mais de R$ 57 mil com compras de salgados

A Câmara de Vereadores de Alagoinhas anunciou a destinação de R$ 57 mil para a compra de 28 mil salgados, a serem consumidos durante as sessões extraordinárias, solenes, itinerantes, especiais e audiências públicas do legislativo municipal. O contrato, previsto para durar 12 meses, será concedido ao vencedor da dispensa de licitação nº 20/2024.

Foto: divulgação
Vale Luz Há 5 meses

Camaçari, Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas recebem ação itinerante do Vale Luz

Saiba os locais dos pontos de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia elétrica, nesta semana de 04 a 09 de novembro

Eleições 2024 Há 5 meses

Caetano é eleito prefeito de Camaçari com 80 mil votos e enfraquece grupo de ACM Neto e Paulo Azi na Bahia

Em uma eleição marcante, o candidato Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito de Camaçari, conquistando 80.512 mil votos e derrotando o candidato Flavio Matos, do União Brasil. A vitória expressiva de Caetano reflete o desejo de mudança da população e o fortalecimento da influência do PT na Bahia, consolidando a relevância do partido em um dos principais polos econômicos do estado.

Alagoinhas Há 5 meses

Alagoinhas recebe encontro formativo Assédio Zero

Em um momento onde a prevenção e o combate ao assédio e demais tipos de violência se torna cada vez mais necessário e urgente, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ciente de que a educação e o conhecimento são as melhores ferramentas para enfrentar este tipo de prática, realiza, nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas (NTE 18), o encontro territorial da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas.