Sábado, 26 de Abril de 2025
21°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Bahia Feira e Itabuna são rebaixados no Baianão

Dragão foi derrotado pelo Vitória, enquanto o Tremendão venceu Cancão, mas não conseguiu escapar do descenso

Por: David Ribeiro Fonte: A Tarde
03/03/2024 às 22h27

Com o encerramento da primeira fase, o Campeonato Baiano conheceu os rebaixados da temporada de 2024. Sem conseguir ultrapassar a casa dos 8 pontos, Bahia de Feira e Itabuna não fazem mais parte da elite do futebol estadual. Na última rodada, o Tremendão até venceu a Juazeirense, mas viu o Atlético Alagoinhas marcar no final e garantir a permanência na elite.  Do outro lado, dentro de casa, o Dragão perdeu para o Vitória por 2x0 e não jogará a Série A do Baianão em 2025. 

De semifinalista à rebaixado, os torcedores do Itabuna estão encarando uma realidade muito diferente da temporada passada, quando avançaram da primeira fase e terminaram o Baianão na 4ª colocação. Nesta edição, o Dragão somou apenas seis pontos em nove jogos disputados, com quatro cinco derrotas, três empates e apenas uma vitória, três ponto a menos que o Jacuipense, 8ª colocado.

Na última rodada da competição, o Itabuna enfrentou o Vitória dentro de casa e foi derrotado por 2 a 0, com gols do lateral PK, ainda no primeiro tempo, e Alerrandro, de dentro da área, na segunda etapa. 

Com 8 pontos somados, o Bahia de Feira conquistou duas vitórias no decorrer da competição, além de cinco derrotas e dois empates, finalizando a temporada na 9ª colocação. Contra a Juazeirense, na última chance para se manter na elite, a equipe de Feira de Santana venceu por 5 a 1. Entretanto, quando tudo parecia decidido, o Atlético Alagoinhas marcou no finalzinho diante do Barcelona de Ilhéus e ultrapassou o Tremendão.

Continua após a publicidade

Mudanças por vir? O que ocasionou o descenso?

Em meio a diversas hipóteses do que, de fato, aconteceu com as duas equipes para serem rebaixadas da elite do futebol estadual, além do futebol apresentado, Itabuna e Bahia de Feira possuem um fator em comum: o conflito da direção interna.

Continua após a publicidade

O Dragão, que na temporada passada foi semifinalista, caminhava a passos largos para a venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) enquanto conseguia ótimos feitos, entre eles o título da Série B do Baianão em 2022. Entretanto, neste ano, o grupo de investidores deixou o clube após desavenças com a atual gestão.

Em 2023, em conversa exclusiva com o Portal A TARDE, Leonardo Amoedo, investidor responsável pela SAF, opinou sobre o manuseio deste tipo de investimento, que segundo ele, "a gestão e a governança precisam estar sempre acima da política".

“As pessoas discutem muito cifras com a SAF. Eu falo que a gestão e a governança precisam estar sempre acima da política. Nas primeiras derrotas, queriam que demitíssemos o treinador. Pessoal não entende que o Sérgio Araújo participa de um projeto grande. A gente sabe o que quer e, principalmente, o que a gente não quer para o Itabuna" disse Amoedo.

Portanto, coincidência ou não, após a saída dos investidores, o Itabuna retorna à segunda divisão do Campeonato Baiano em 2025. Porém, ainda neste ano, pela vaga na semifinal de 2023, a equipe do sul disputa a Série D do Brasileirão, garantindo um calendário de jogos para além do estadual.

O Bahia de Feira, por sua vez, vive uma realidade não muito distante e sofrerá com as saídas de Jodilton Souza, diretor Executivo, e Tiago Souza, atual presidente, que afirmam estar insatisfeitos com o alto investimento realizado e com o baixo retorno proporcionado na modalidade.

Desta forma, em conversas com o Portal A TARDE no início de fevereiro, os empresários garantiram que pretendem transformar o clube numa SAF e que irão divulgar publicamente quando o negócio for sacramentado.

Assim, com o negócio fechado, ambos devem deixar o Tremendão de lado e seguir com foco em outros negócios. Além disso, durante a conversa, Jodilton Souza afirmou que é muito difícil trabalhar com futebol baiano no interior.

"É muito difícil fazer futebol no interior da Bahia, receita baixa, custo alto, a gente implementando um mundo de dinheiro dentro e acho que chegou o momento da gente se afastar e buscar outras alternativas na vida da gente", disse o dirigente, que dá nome à Arena Cajueiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 1 dia

Rede 5G: tecnologia está presente em mais de 10 cidades baianas

A Claro anunciou que sua rede 5G já cobre mais de 10 cidades na Bahia, a fim de reforçar sua presença no avanço tecnológico no estado. Entre os municípios contemplados estão Salvador, Aracaju, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Lauro de Freitas, Mata de São João, Juazeiro, Alagoinhas, Nossa Senhora do Socorro e Simões Filho.

Crédito: Roberto Fonseca
Alagoinhas Há 1 dia

Prefeitura de Alagoinhas intensifica vacinação contra Influenza

A Secretaria de Saúde de Alagoinhas (Sesau) vai realizar, no próximo sábado, 26, uma mobilização para intensificar a imunização contra a gripe influenza. A ação acontecerá na Central de Imunização localizada na rua Dantas Bião (em frente ao Hemoba), das 8h às 13h. Haverá também atendimento em domicilio. A vacinação segue durante todo o ano.

Martha Imenes - Ascom
Alagoinhas Há 2 dias

Prefeitura de Alagoinhas decreta ponto facultativo nas repartições públicas no dia 2 de maio

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio do Decreto nº 6.340/2025, determinou ponto facultativo nas repartições públicas do município na próxima sexta-feira, dia 2 de maio de 2025. A medida considera a proximidade com o feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio.

Alagoinhas Há 2 dias

Vereadora Luma Menezes destaca impacto da falta de arborização em Alagoinhas

O vereador Jorge da Farinha (PSD) também comentou a situação em plenário e se solidarizou com a preocupação da colega. “Salvador e Alagoinhas estão entre as 15 cidades menos arborizadas do país”, argumentou. Em seguida, destacou a necessidade da articulação com o secretário de municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Djalma Santos, vereador licenciado. “Alagoinhas tem muito espaço, portanto, temos o compromisso de dialogar com nosso colega Djalma, que está como secretário da pasta responsável pelo meio ambiente. Assim poderemos, dentro três anos, vamos tirar nossa cidade desse mapa tão negativo”, disse.

Alagoinhas Há 4 dias

SMT renova frota de veículos com entrega de novos carros alugados

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) acaba de renovar a frota de veículos alugados utilizados pela autarquia. A entrega dos novos automóveis foi realizada nesta terça-feira (22), pelo superintendente Pedro de Souza Sobral Neto, com a presença do prefeito Gustavo Carmo.