Nesta semana, o Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDICA) e o Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista receberam a visita da equipe da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado do Espírito Santo (Setades). O subsecretário de articulação de políticas Intersetoriais da Setades, Ted Conti, e o gerente de Articulação de Projetos Sociais Intersetoriais, Jean Brandão, conheceram de perto o CIDCA, o Complexo de Escuta Protegida e como se deu o processo de implementação da Lei 13.431/2017 no município.
A visita teve como objetivo conhecer o trabalho pioneiro desenvolvido em Vitória da Conquista, no que diz respeito à proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância dessas visitas e ressaltou o compromisso da administração municipal com a pauta dos direitos humanos da criança e do adolescente, que tem se tornado uma referência para todo o Brasil. “Nós estamos certos de que o percurso até aqui não seria possível sem a vontade política da prefeita Sheila Lemos e sem a assessoria da Childhood Brasil. Além disso, contamos com a participação ativa de diversos atores locais, que impulsionam os avanços na área. Temos certeza de que o Estado do Espírito Santo conseguirá avançar na implementação da Lei 13.431/2017”, declarou Michael.
A troca de experiências entre os estados fortalece o trabalho em prol da proteção das crianças e adolescentes, buscando garantir seus direitos e oferecer um ambiente seguro e acolhedor. A visita da equipe da Secretaria do Espírito Santo é mais um passo rumo à consolidação de políticas efetivas e transformadoras, que visam promover a proteção integral da infância e juventude em todo o país.
O subsecretário de articulação de políticas intersetoriais da Secretaria de Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Ted Conti, considerou a visita como de extrema importância. “O que acontece na maior parte das regiões do Brasil é que não estamos adequados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, uma vez que as crianças vítimas de violência ou testemunhas de crimes são revitimizadas em função delas passarem em vários órgãos de proteção para dar o mesmo depoimento. Vitória da Conquista se tornou um modelo de sucesso com o apoio da Unicef e da Childhood Brasil, por esse motivo tem se tornado referência no Brasil, o que despertou nossa atenção e nos fez vir aqui conhecer pessoalmente”.
Mín. 18° Máx. 30°