Durante todo o ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista garante atendimento especializado à população em situação de rua. Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, esses serviços se tornam ainda mais essenciais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) conta com uma equipe exclusiva e especializada no atendimento a essas pessoas, garantindo direitos durante todo esse período.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que faz parte da estrutura da Semdes, desempenha um papel fundamental nesse processo. Através de diálogos e interações com os indivíduos em situação de rua, a equipe do Seas busca entender suas necessidades imediatas e oferecer suporte adequado. Caren Samantha, gerente da equipe de abordagem, destaca a importância desse trabalho: “Nosso objetivo é identificar essa população e inseri-la na rede de proteção social. Encaminhamos os indivíduos às unidades de acolhimento, além de encaminhamentos para atendimentos médicos e orientação sobre os serviços disponíveis”.
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop) são alguns dos locais para onde os indivíduos são encaminhados. Além disso, há o abrigo provisório para a população em situação de rua, organizações da sociedade civil que ofertam serviços voltados a esse público e o Consultório na Rua, que é vinculado à Política de Saúde. É importante ressaltar que todas essas medidas são tomadas respeitando o direito à liberdade dos indivíduos.
A equipe de Abordagem Social está disponível para atendimentos espontâneos e realiza busca ativa durante suas atividades de acompanhamento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. Além disso, a população pode entrar em contato com o serviço para informar a localização de alguém que necessite de assistência, garantindo uma resposta ágil e eficiente. A equipe prontamente avaliará a situação e tomará as medidas adequadas para garantir a proteção social dessas pessoas em vulnerabilidade.
Aos 54 anos, S. A. está em situação de rua há cerca de 20. Ele chegou em Vitória da Conquista há quatro meses e é um dos beneficiados pelo trabalho da equipe de abordagem e do Centro Pop. “Sempre vou ao Centro Pop, tomo banho, tenho o meu armário onde posso guardar minhas coisas. A equipe é muito boa, através deles consigo exames e remédios quando preciso. É uma ótima equipe”, relatou.
Já R. veio do Rio de Janeiro em busca de trabalho. Ele afirma estar tendo uma experiência positiva no abrigo provisório, no qual está acolhido há 14 dias. “É a segunda vez que estou aqui e tenho sido muito bem atendido, é um espaço tranquilo e seguro. Temos regras, como horário de entrada e saída, e todos colaboramos para a organização do espaço. As cozinheiras e os educadores sempre tratam a gente muito bem”.
Com a atuação da rede socioassistencial, além das ofertas do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Vitória da Conquista reforça o seu compromisso em garantir a inclusão e o bem-estar da população em situação de rua durante o inverno. Essas ações refletem a importância de políticas sociais efetivas e humanitárias, que garantem direitos àqueles a quem deles possam necessitar.
O Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser acionado através dos telefones: 77 3422-9328 e 77 98856-3140
Mín. 18° Máx. 30°