O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Queer, Pessoas Intersexo, Assexuais, Pansexuais e Não-binários) é celebrado nesta quarta-feira (28). Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e à transfobia, a data representa um marco na construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero. Recentemente, o Brasil alcançou conquistas significativas na luta LGBTQIAPN+, com a criminalização de atos de homofobia e transfobia pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a derrubada das restrições à doação de sangue pela comunidade.
Criado há 50 anos, o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ representa uma homenagem à Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, episódio que marcou a luta da comunidade gay por direitos e igualdade, desencadeando uma série de protestos em defesa dos direitos dos homossexuais em diversas cidades dos Estados Unidos.
No Brasil, o Movimento LGBT alcançou importantes avanços nas últimas duas décadas, como o reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar, o direito de adoção por casais homoafetivos, a mudança de nome civil e social, a eleição de candidatos assumidamente LGBTQIAPN+, a realização de cirurgias de mudança de sexo, reprodução assistida pelo SUS, maior presença na mídia e a realização das Paradas do Orgulho LGBT.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenação de Promoção da Cidadania de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros tem organizado diversas atividades culturais, oficinas, rodas de conversa e cine debates com o objetivo de desmistificar questões relacionadas à população LGBT. Além disso, busca sensibilizar a sociedade para o respeito à diversidade sexual e discutir temas como acesso negado ao mercado de trabalho, riscos e automedicação, direitos LGBT, uso do nome social e o combate à LGBTfobia.
A construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária é uma responsabilidade de todos. Através da educação e da inclusão de todas as pessoas, é possível promover a cidadania plena e superar as desigualdades. Em Vitória da Conquista, importantes conquistas já foram alcançadas, como a assistência jurídica e psicológica, a criação da linha de cuidado em atenção à saúde do público transgênero, a ampliação das unidades de saúde para acolhimento ao público LGBT e a criação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero.
No dia 1º de julho, acontecerá a 2ª edição da Marcha do Orgulho LGBQIAPN+, com o tema “O Preconceito Afasta, O Respeito Une”. Essa será uma oportunidade para a comunidade conquistense compreender e acolher as demandas desse público. O evento conta com a realização da Comissão Organizadora e o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenação de Políticas LGBT.
Mín. 18° Máx. 30°