Representantes dos Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras), que atendem a zona rural de Vitória da Conquista, se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com o objetivo de esclarecer e organizar os fluxos de trabalho de modo a otimizar a oferta de serviços para a população. O encontro discutiu questões relacionadas ao acesso de serviços de assistência social e outros politicas públicas geridas pela Semdes na zona rural. Os Paacs estão localizados nos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, iniciou o encontro ressaltando a necessidade de potencializar a atuação dos Paacs enquanto representantes do governo municipal na zona rural. “A ideia é que o trabalho dos Paacs possam ser ampliados a partir da oferta de serviços não apenas da Semdes, como também das Secretarias de Educação e de Saúde. As subprefeituras são os meios que possibilitam a nossa conexão com essa população”, explicou Michael.
O coordenador do Paac de Bate-Pé, Arlindo Rebouças, relatou que o encontro vai contribuir positivamente nas ações das subprefeituras e no atendimento às regiões mais carentes. “No encontro de hoje, conseguimos apresentar para a equipe da secretaria a realidade do distrito de Bate-Pé, como também traçamos novas estratégias para atender os moradores da região”, relatou o coordenador.
Uma das demandas da população da zona rural é de que a oferta de serviços seja descentralizada, fazendo com que não exista a necessidade de deslocamento até a zona urbana para ter acesso a algum benefício, é o que explica o coordenador do Paac de José Gonçalves, Ramon Carvalho. “Muitas vezes, as pessoas têm que vir até a zona urbana para conseguir algum serviço. A nossa ideia é que isso não seja mais necessário e que dentro da própria zona rural possamos estar acolhendo essas pessoas”, afirmou Ramon.