Segunda, 21 de Abril de 2025
21°C 35°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Pré-conferências municipais de Assistência Social seguem acontecendo nos bairros

Com o objetivo de debater com a comunidade os rumos da política de assistência social, bem como elaborar propostas para melhorá-la, estão sendo rea...

Por: Direção Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
18/04/2023 às 12h55

Com o objetivo de debater com a comunidade os rumos da política de assistência social, bem como elaborar propostas para melhorá-la, estão sendo realizadas as pré-conferencias municipais de Assistência Social nos bairros de Vitória da Conquista. Ontem (17), o evento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Cidade, sob a coordenação do conselheiro Alberto Bittencourt.

É nas pré-conferencias que são escolhidos os delegados que representarão a comunidade na Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá em julho. Os encontros prévios começaram no dia 13 de abril e seguirão até o dia 25 de maio, quando, coletivamente serão elaboradas propostas de melhoria para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na pré-conferência de ontem estiveram presentes usuários, trabalhadores, entidades socioassistenciais e gestores do SUAS. Os participantes propuseram a ampliação do financiamento para Assistência Social e descentralização das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Continua após a publicidade

Lene Dias, presidente das associações Europa Unida e América Unida, ressalta a importância dessas ações: “nós como líderes comunitários, eleitos para representar o povo devemos estar presentes aqui. Muitos não conhecem os seus direitos, então o que aprendemos aqui repassamos para a comunidade”.

Continua após a publicidade

O tema da conferencia desse ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e as propostas são debatidas em cinco eixos temáticos: financiamento; controle social; articulação entre os seguimentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

Marilda Simone Santos, assistente social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), reitera como essas discussões são uma oportunidade para trazer as reivindicações da população em relação ao SUAS. “Como trabalhamos com garantias de direitos é importante para perceber as necessidades que existem dentro de cada território”, afirma a técnica.

As pré-conferencias seguem acontecendo nas zonas rural e urbana do município. A programação completa pode ser conferida aqui.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.