A desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), visitou, na manhã desta quinta-feira (13), o Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista (CEPVC), localizado no Centro Integrado dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cidca). Além de conhecer as instalações do complexo, a desembargadora conferiu como ocorre a tomada do depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de algum tipo de violência no município.
“Eu estou maravilhada. Isso é o que a gente chama mundo ideal. Mundo ideal no qual vamos ouvir as nossas crianças e adolescentes sem danos, sem revitimizar, sem ter de ouvir de novo lá fórum diversas vezes. Estou tão encantada que vou fazer propaganda em todo o Brasil, todas as reuniões que eu fizer com os desembargadores que são coordenadores vou falar sobre e estimular o Tribunal de Justiça a fazer outros complexos para a escuta sem danos a nossas crianças”, afirmou a desembargadora.
O TJBA é parceiro na gestão do CEPVC e utiliza o espaço especializado para a realização das audiências judiciais em que o depoimento especial é tomado. Desde a inauguração do Complexo de Escuta já foram realizadas 131 audiências.
O fato de os depoimentos serem gravados com equipamentos de alta tecnologia, o que garante o sigilo da gravação e o acesso do Sistema de Justiça e Segurança Pública quando solicitado, também foi elogiado pela desembargadora. “Vitória da Conquista está de parabéns e eu estou encantada com esse serviço estar funcionando tão bem”, assegurou.
A Juíza da Vara da Infância e Juventude de Vitória da Conquista, Julianne Nogueira, que atua no CEPVC, destacou a importância da presença da desembargadora na cidade e no complexo. “Foi bem importante essa presença dela aqui para conhecer de perto o trabalho que temos desenvolvido de forma integrada, ouvir nossas reivindicações e, sobretudo, conhecer o complexo que é referência nacional. Ela ficou encantada com esse equipamento e sabendo dessa realidade vai tentar ajudar a gente fazendo gestões junto ao Tribunal para que tenhamos ainda mais estrutura para que continue a funcionar como um centro de excelência que já é”, destacou a magistrada;
Também acompanharam a desembargadora na visita, as assessoras Ana Braga e Renata Almeida, o juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, Leonardo Coelho Bonfim, e o promotor criminal Beneval Santos Mutim.