A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu, na manhã deste sábado (1º), um mutirão das 8h às 12h, na sede do Cras, para agilizar a entrega de documentos pelos moradores do Nova Cidade e dar celeridade ao processo de regularização fundiária dos imóveis.
Logo no início da manhã, a prefeita Sheila Lemos esteve no local, conversou com os moradores e reforçou a importância desse trabalho para dar seguimento à emissão das escrituras públicas. “É todo um processo para se chegar nesse nível de entrega das escrituras, por isso fizemos esse mutirão para atender quem trabalha e não pode vir durante a semana, porque a entrega dos documentos solicitados é de suma importância para chegarmos ao próximo passo”, disse Sheila.
Segundo o diretor de Habitação de Interesse Social, Diego Gomes, O trabalho foi feito, inicialmente, de porta em porta, com entrega de convites e orientação aos moradores sobre a data e quais documentos deveriam ser providenciados e entregues no Cras território.
Foram visitadas mais de 600 casas e, em duas semanas de trabalho, a equipe recebeu a documentação de 403 unidades dos 640 lotes, um total de 62,96%. Somente neste sábado, foram realizados 30 cadastros. Diego explicou que a expectativa é chegar a 75% dos imóveis, por isso, a equipe vai permanecer no Cras até a próxima quinta-feira (5), para que os moradores possam entregar os documentos solicitados. Alguns casos, como de pessoas que compraram lotes no Nova Cidade, serão resolvidos posteriormente.
A etapa seguinte é montar o dossiê e entregar ao cartório, que terá o prazo 90 dias para emitir as escrituras. “É todo um processo burocrático que a gente tem que seguir, mas, por determinação da prefeita Sheila, que já esteve aqui duas vezes, estamos focados nesse objetivo de entregar as escrituras aos moradores, o que deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano”, afirmou Diego.