Segunda, 21 de Abril de 2025
21°C 35°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Ardagh Metal Packaging realiza iniciativa inédita com catadores em Alagoinhas

Totalmente patrocinada pela AMP, a ação em parceria com o Pimp My Carroça beneficiará 31 catadores de latas de alumínio locais, promovendo a importância da reciclagem e da economia circular

Por: Direção
15/03/2023 às 16h46 Atualizada em 15/03/2023 às 16h56

A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, leva à cidade de Alagoinhas uma ação que transformará a vida de 31 catadores locais. A iniciativa foi idealizada em parceria com o Pimp My Carroça, um movimento que atua desde 2012 na luta por mais visibilidade e geração de renda de catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio da arte, sensibilização e participação coletiva. O evento será realizado em 25 de março, na Coral, uma cooperativa local de reciclagem de latas, com uma oficina inédita para reforma das carroças, palestras educativas sobre o meio ambiente e economia circular, entre outras atividades.

 

Continua após a publicidade

A oficina contará com a participação dos 31 cooperados de Alagoinhas, que terão cinco carroças reformadas e dez carroças novas, além de diversos voluntários da Ardagh. “Esse projeto pioneiro faz parte do nosso objetivo em contribuir com o impacto social e econômico em torno da reciclagem, valorizando o trabalho das cooperativas e de seus catadores. Com a ação, buscamos promover empoderamento e bem-estar à comunidade local, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as regiões que atuamos”, explica a diretora de sustentabilidade da AMP, Elisangela Matos.

 

Continua após a publicidade

Ao longo do evento, diversos catadores se reúnem em um espaço ao ar livre e suas carroças recebem reformas estruturais de funileiros e borracheiros, enquanto se escolhe qual artista fará a arte da carroça, bem como as cores, desenhos, frases. Ou seja, tudo é definido em conjunto. Enquanto a carroça fica mais segura, funcional, personalizada e bonita, diversas atrações culturais e educativas ocorrem simultaneamente.

 

Continua após a publicidade

A ideia é que o catador e seus familiares possam aproveitar um dia de arte, lazer e entretenimento gratuitos. Ainda durante o evento são oferecidos atendimentos de saúde e bem-estar, ao longo do dia, como médicos, massagistas, cabeleireiros, psicólogos e até veterinários ficam à disposição dos catadores. “Estamos muito felizes que essa iniciativa chegou à Alagoinhas, permitindo melhores condições de trabalho e renda aos nossos cooperados. Certamente será um evento inesquecível. Uma conquista que traz muita visibilidade ao nosso trabalho e nos empodera”, comemora Rosa Meire de Queiroz, sócia-fundadora e presidente da cooperativa Coral, que recebe a ação em Alagoinhas, na Bahia.

 

Continua após a publicidade

Ao final, profissional da reciclagem recebe uma carroça novinha em folha e pintada por um grafiteiro. O catador também recebe um kit de segurança, composto por itens como boné, capa de chuva, fitas refletivas e outros equipamentos, que ajudam no dia a dia da coleta pelas ruas e estimulam o uso de EPI - Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 

Continua após a publicidade

Por seu ineditismo, a ocasião contará com a presença do Mundano, artista reconhecido internacionalmente por seu grafite e ativismo socioambiental, e que é fundador do Pimp My Carroça.

 

Continua após a publicidade

Panorama da reciclagem e da economia circular no Brasil

Não há dúvidas sobre a importância da reciclagem. De acordo com dados da Abralatas, o Brasil reciclou 98,7% das 33 bilhões latas consumidas em 2021. Um índice que coloca o país anualmente como um campeão mundial de excelência em economia circular.

 

Continua após a publicidade

Conforme indica o Anuário da Reciclagem de 2022, nota-se cada vez mais a relevância da economia circular e da logística reversa para a manutenção da sustentabilidade do planeta e, principalmente, a importância que os catadores e suas organizações têm para a cadeia da reciclagem.

 

Continua após a publicidade

Segundo o anuário, num país com a dimensão do Brasil, que ainda convive com problemas de descarte indevido de resíduos e coleta seletiva incipiente em muitas regiões, acompanhar e incentivar o trabalho das associações e cooperativas ainda se faz extremamente necessário.

 

Continua após a publicidade

No refere aos avanços sustentáveis no país, o documento aponta que é preciso incorporar os catadores nos debates e na construção das estratégias que buscam materializar a economia circular, tanto para protagonizar esses profissionais como elementos-chave do processo, quanto para valorizar a experiência e o conhecimento que eles adquiriram no contato direto com os materiais.

 

Continua após a publicidade

Sobre a Ardagh Metal Packaging (AMP)

A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma empresa Ardagh Group, é uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, com três unidades de produção no Brasil - fábricas de latas em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) e uma fábrica de tampas em Manaus (AM). O escritório central está localizado em São Paulo. Globalmente, a AMP opera 24 instalações de produção nas Américas e Europa, empregando 5.800 funcionários e com receita de US$ 4 bilhões em 2021. A AMP é controlada pela Ardagh Group, que possui 75% dessa empresa e é listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o código AMBP. Para mais informações sobre a Ardagh Metal Packaging no Brasil, acesse: www.ardaghmetalpackaging.com/brazil-pt.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas Há 1 dia

Censo expõe falhas graves em Alagoinhas: cidade ignora ciclistas, cadeirantes e pedestres

IBGE revela: 91% das ruas de Alagoinhas não têm ponto de ônibus e 99% não têm ciclovia

Alagoinhas Há 2 dias

Gleyser Soares entrega uma tonelada de peixe na Semana Santa em Alagoinhas

O vereador Gleyser Soares promoveu, nesta última quinta-feira (17), uma grande ação solidária em celebração à Semana Santa: a entrega de 1 tonelada de peixe a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa alcançou diversos bairros da cidade, entre eles Rua do Catu, Santa Terezinha, Irmã Dulce, Praça Santa Isabel, além de comunidades da zona rural, como Catuzinho e Rio Branco.

Alagoinhas Há 2 dias

Meio ambiente: Alagoinhas e Salvador estão entre as 15 cidades menos arborizadas do Brasil, diz IBGE

Alagoinhas é o 4º município com a pior arborização urbana do país; A capital baiana aparece na 11ª posição

Alagoinhas Há 3 dias

Com 70% da obra concluída, Hospital Regional de Alagoinhas avança para se tornar referência em saúde no interior da Bahia

Conder vistoria avanço das obras do Hospital Regional de Alagoinhas, que já alcançam 70% de execução

Alagoinhas Há 5 dias

Famílias carentes de Alagoinhas aguardam distribuição de peixe na Semana Santa, mas prefeitura nega ação

Diante da demanda da população, o Se Liga Alagoinhas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) para obter informações sobre possíveis ações voltadas ao público em situação de vulnerabilidade. Em contato com o secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, a SEDES informou que não haverá distribuição de peixe nesta Semana Santa.