Quarta, 19 de Janeiro de 2022
25°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

Educação Bahia

SEC promove atividade com servidores sobre prevenção e combate ao zumbido auricular

A iniciativa, realizada em parceria com a empresa 'Conexões sonoras – aparelhos auditivos', faz parte da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja.

26/11/2021 às 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Compartilhe:
Foto: Josenildo Almeida
Foto: Josenildo Almeida

Com o objetivo de informar e conscientizar os servidores a respeito dos problemas auditivos que ocorrem decorrentes do ‘zumbido’ auricular, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promoveu, nesta sexta-feira (26), no subsolo da instituição, uma ação educativa sobre a temática. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa ‘Conexões sonoras – aparelhos auditivos’, faz parte da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja.

A superintendente de Recursos Humanos, Rosário Muricy, fez um balanço das ações promovidas. “Neste mês, fizemos diversas ações, como as atividades do Novembro Negro, através das quais tratamos da consciência negra; do Novembro Azul, voltado para a saúde do homem em todos os seus aspectos; e o Novembro Laranja, que teve como foco a saúde auditiva; além da inclusão da nossa cooperação técnica com a Faculdade Internacional de Evolução Profissional [FIEP], por meio da realização dos exames de vista com entrega de óculos de grau. Em paralelo a isso, nós trouxemos diversas atrações musicais para reforçar as comemorações do Novembro Negro, incluindo a participação dos artistas da casa para finalizar conosco este mês importante para a SEC”, destacou.

A atividade foi ministrada pelo fonoaudiólogo especialista em Audiologia Clínica e em Fonoaudiologia do Trabalho, Ícaro Sena, que tirou as dúvidas dos participantes sobre causas, prevenção e combate ao zumbido. “O zumbido é um som percebido no cérebro, que não tem fonte de estimulação externa. Não se trata de uma doença e sim de um sintoma, que tem uma causa multifatorial, como hipertensão, diabetes, exposição a ruídos e, em 90% dos casos, pela perda de audição. Como prevenção, é necessário evitar exposição a sons muito altos que ultrapassem a 85 decibéis e manter uma alimentação correta, controlar a glicemia, entre outros cuidados. Na maioria das vezes, o melhor tratamento é o uso de aparelhos auditivos, que ajudam na eliminação ou redução da sensação do zumbido”, explicou.

O coordenador Administrativo da SEC, David Silva, participou da ação e fez o o teste auditivo. “Depois da Covid-19, existem muitas pessoas que estão perdendo a audição e acredito que seja o meu caso, pois não estou conseguindo ouvir de forma clara. Fiz o teste de audição com o fonoaudiólogo Ícaro e ele me informou que eu preciso fazer uma avaliação mais detalhada da minha audição”, contou.

Outras ações

Para fechar a programação da SEC voltada ao Novembro Negro, na campanha dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o público presente também conferiu uma apresentação musical de servidores da SEC e convidados, na atividade ‘Música boa’. Além disso, no auditório da SEC, em parceria com a Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), também foi realizado, pelo terceiro dia, exames de vista através dos quais os servidores ganharam óculos de grau.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA Atualizado às 19h28 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 19°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio