Sábado, 27 de Novembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

Notícias de Alagoinhas Competitividade

Alagoinhas sobe 40 posições em ranking de competitividade de municípios

Com grande investimento na área de "Capital Humano", Alagoinhas foi outra cidade a melhorar sua colocação em relação à última pesquisa.

25/11/2021 às 11h30 Atualizada em 25/11/2021 às 13h14
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Alagoinhas sobe 40 posições em ranking de competitividade de municípios

Com oscilação em diferentes indicadores, Alagoinhas conseguiu subir 40 posições no Ranking de Competitividade de Municípios 2021, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Agora, entre os 411 municípios avaliados, sendo todos com população acima de 80 mil habitantes, a cidade figura na 331° posição e em 53° no recorte da região Nordeste. A CLP é uma ONG suprapartidária que atua no país há pelo menos 12 anos.

Um dos "pilares", como distingue o estudo, que mais contribuiu para o resultado de Alagoinhas no ranking é o capital humano e o funcionamento da máquina pública, que reúne atributos como o TAXA BRUTA DE MATRÍCULA ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE, o custo das funções executivas e legislativas, e também a transparência municipal. Neste quesito, a cidade saltou 246 posições.

Na vizinha Camaçari, na região metropolitana, o setor também foi responsável por fazer a cidade pular 46 posições na lista.

"Na Bahia, como um todo, vale a gente destacar municípios com subidas interessantes. Camaçari subiu 46 posições e Alagoinhas 40 posições no ranking. No caso de Camaçari, temos um avanço relevante de 96 posições no pilar Capital Humano, como também avançou 103 nas questões de sustentabilidade fiscal. Este foi o principal impacto positivo", explica o coordenador do estudo de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

Um dos destaques negativos fica por conta da cidade de Porto Seguro, no sul do estado. Em um ano, a cidade governada pelo prefeito Jânio Natal caiu 25 posições no ranking geral. Mesmo com uma melhora nas áreas de Qualidade de Saúde e Segurança, elas ainda fazem parte dos principais "desafios" do município para os próximos anos, ao lado da Inovação e Dinamismo Econômico, Qualidade da Educação, Capital Humano e Sustentabilidade Fiscal.

Neste dois últimos pilares, Porto Seguro consegue ser pior somente que menos de 10 cidades em toda a lista, figurando na 401° (Capital Humano) e 402° (Sustentabilidade Fiscal).

Foram analisadas 24 cidades do Estado: Alagoinhas; Barreiras; Camaçari; Candeias; Dias d'Ávila; Eunápolis; Feira de Santana; Guanambi; Ilhéus; Itabuna; Jacobina; Jequié; Juazeiro; Lauro de Freitas; Luís Eduardo Magalhães; Paulo Afonso; Porto Seguro; Salvador; Santo Antônio de Jesus; Serrinha; Simões Filho; Teixeira de Freitas; Valença; e Vitória da Conquista.

 

RANKING

 

De acordo com Cepeda, o ranking elaborado pelo CLP com 65 indicadores temáticos incluídos em 13 pilares tem como maior função se tornar uma importante ferramente de acompanhamento da gestão pública pela população.

Ele explica que todos os dados utilizados são públicos e que o relatório final serve não somente aos municípios, como forma de checar avaliar o que está funcionando, como também para empresas privadas no momento de pesquisarem onde vão investir o seu capital.

"Um dos objetivos é que a população avalie a qualidade da gestão ali ao longo dos últimos anos. A atração de investimentos também, a empresa pode utilizar o ranking e as Prefeituras podem tentar atrair. É uma importante ferramenta de monitoramento para facilitar na implantação de políticas públicas", descreve.

Atualmente o ranking é produzido pelo CLP em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e com o suporte técnico da Gove e da Seall. O estudo conta com o apoio da B3, do Bank of America, da CCR, Houer, Humanize e com a Patri.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Alagoinhas - BA
Sobre o município Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado no Agreste deste estado. Sua área é de 718,089 quilômetros quadrados e sua população em 2020 era de 152 327 habitantes, tendo portanto uma densidade demográfica de 210,05 habitantes por quilômetro quadrado.
Alagoinhas - BA Atualizado às 11h08 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 31°

Dom 28°C 18°C
Seg 28°C 17°C
Ter 30°C 17°C
Qua 30°C 18°C
Qui 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio