Domingo, 20 de Junho de 2021 11:50
(75) 998243702
Últimas notícias Bracell

Bracell aposta no manejo florestal sustentável para a conservação do solo

Empresa festeja o Dia Nacional da Conservação do Solo reforçando a importância das boas práticas para o melhoramento deste recurso natural

15/04/2021 17h01
2.690
Por: Redação
 Plantio de eucalipto alternado com mata nativa / Foto: Acervo Bracell
Plantio de eucalipto alternado com mata nativa / Foto: Acervo Bracell

Celebrado nesta quinta-feira, 15, o Dia Nacional da Conservação do Solo evoca a necessidade da preservação deste recurso natural. E as florestas plantadas, como as de eucalipto, assumem um importante papel nisso. Na Bahia e em São Paulo, por exemplo, ações desenvolvidas pela Bracell visam ao manejo florestal sustentável como forma de melhorar o uso do solo, fazendo com que ele permaneça preservado e rico em nutrientes.

 

João Fernando Silva, gerente de Silvicultura da Bracell, informa algumas destas ações, que têm início já na produção de mudas, obtidas a partir de materiais genéticos oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas. A empresa realiza também o planejamento de implantação – com a definição do uso do solo, objetivando maximizar o campo de plantio e delimitar as áreas de proteção ambiental.

 

Ainda de acordo com João, o preparo de solo é realizado de forma mecanizada e apenas a linha de plantio é preparada (subsolada) - uma técnica chamada de cultivo mínimo. Além disso, a empresa adota o plantio em nível para as áreas com declividade, o que favorece a manutenção da umidade e dos nutrientes no solo, mitigando o risco de erosão e lixiviação.

 

“Outro ponto importante é em relação à conservação química do solo. Para isso, sempre fazemos aporte de nutrientes, por meio de nutrição mineral. Este trabalho de conservação e melhoramento ocorre a partir de uma análise complexa e detalhada realizada pelo nosso setor de pesquisa, antes de fazer um novo plantio de eucalipto. Desta forma, garantimos os nutrientes necessários para nunca exaurir o solo”, ressalta João, informado que “a Bracell consegue melhorar, em algumas áreas, a qualidade do solo, deixando-o mais rico do que a média da região”.

 

Ele destaca ainda o processo de colheita do eucalipto, com o planejamento de corte e baldeio, como medida complementar de proteção do solo. Isso porque, nessa última etapa, são deixados no campo as cascas, galhos e folhas para manter a fertilidade e a estruturação física do solo. “O sistema de corte da Bracell, junto com a técnica de cultivo mínimo, permite que os resíduos deixados no campo protejam o solo de chuva muito forte que pode desagregar, causar erosão, além de fazer uma camada de sombra, evitando que o sol intenso desgaste a terra e mantendo a umidade”, afirma.

 

Marcos Sacco, gerente sênior de Operações Florestais da Bracell, pontua que os solos cultivados com eucalipto aumentam sua biodiversidade e fertilidade, sobretudo em áreas cujo histórico consiste em pastagem degradada e/ou pecuária intensiva. “As técnicas empregadas nos plantios de eucalipto, inclusive na pós-colheita, ajudam a preservar as propriedades do solo, contribuindo, inclusive, para a manutenção dos recursos hídricos – essenciais à qualidade e produtividade das propriedades”, afirma.

 

O executivo acrescenta que toda a atividade da Bracell é baseada em conhecimento científico, por meio de intensas pesquisas, inclusive envolvendo universidades nacionais e internacionais. “Todo este conhecimento é aplicado às atividades florestais e compartilhado entre as diversas empresas produtoras”, conclui.

 

Websérie

 

Para mostrar os benefícios das florestas plantadas, a Bracell produziu uma websérie apresentando o universo do cultivo de eucalipto e da produção de celulose, por meio de uma linguagem didática e acessível a todos os públicos. Um dos temas abordados foi a “Eucalipto e Solo”. Na animação, disponível nas redes sociais da Bracell (FabebookInstagramLinkedIn e canal no YouTube), são apresentadas as características do manejo florestal realizado pela empresa, que possibilita que o solo das florestas plantadas de eucalipto continue fértil e preservado. 

 

Além deste vídeo, os internautas podem assistir à animação “Eucalipto, tocos e brotos”, que aborda a importância das cepas de eucalipto que ficam no solo após a colheita, possibilitando que as florestas plantadas tenham várias rotações produtivas. Mostra ainda como essa prática torna a atividade florestal sustentável e benéfica para o meio ambiente.

 

Bracell

 

A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 11h37 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
17.7 km/h Vento
54.3% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio