Segunda, 19 de Abril de 2021 12:18
(75) 99986-7916
Bahia Superfungo

Surto de superfungo atinge Hospital da Bahia

O 'Candidas auris', resistente à maioria dos medicamentos, foi diagnosticado em 11 pacientes, segundo a Sesab

27/01/2021 10h39
2.068
Por: Redação
Surto de superfungo atinge Hospital da Bahia

Um surto do superfungo fatal "Candidas auris" surgiu no Hospital da Bahia, em Salvador. O micróbio, resistente à maioria dos medicamentos, atingiu 11 pacientes no estabelecimento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ele é responsável por infecções hospitalares e um dos mais temidos no mundo. Foi encontrado pela primeira vez no Brasil no início de dezembro, segundo um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A Anvisa afirmou, em nota, que estes "são os primeiros casos identificados de 'Candidas auris' no Hospital da Bahia e no país". Apesar de ter uma taxa de mortalidade de até 60% em outro países, todos os contaminados sobreviveram.

 

O superfungo pode causar infecção na corrente sanguínea, ocasionar feridas e é muito alarmante para pacientes com comorbidades, pois correm mais risco de morte. Ele pode ficar presente em ambientes durante meses e resiste até aos desinfetantes mais fortes.

 

De acordo com um comunicado da Sesab, três grupos estão atuando na análise da doença, na avaliação de possíveis tratamentos e no controle de infecção pelo fungo. Os pacientes foram isolados e a desinfecção do hospital, seguindo orientações da Anvisa, foi realizada. "No momento, estamos em acompanhamento e monitoramento, para garantir o cumprimento das recomendações de desinfecção realizadas pelo hospital para evitar a ocorrência de novos casos", afirmou a secretaria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 12h15 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

32° Sensação
9.6 km/h Vento
48.2% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio