Sexta, 22 de Janeiro de 2021 01:10
(75) 99986-7916
Bahia Cangalha do Vento

Escritor baiano lança em Portugal o livro Cangalha do Vento

Na obra, segundo a poetisa portuguesa Ivett Ribeiro, o escritor, de fato, demonstra um papel de extrema importância na sociedade.

05/01/2021 16h54
5.993
Por: Redação Fonte: Redação
Escritor baiano lança em Portugal o livro Cangalha do Vento

O livro “Cangalha do Vento”, do escritor brasileiro Luiz Eudes, foi lançado em Portugal, de forma virtual conforme orienta a OMS, em 15 de dezembro de 2020, pela Editora In-Finita. Na obra, segundo a poetisa portuguesa Ivett Ribeiro, o escritor, de fato, demonstra um papel de extrema importância na sociedade.

Cangalha do Vento, conforme relata o dramaturgo Tom Torres, transcende o espaço-tempo e relata alegoricamente a natureza nômade do homem, retratada no personagem José Paulo, um retirante nordestino que se estabelece em São Paulo, mas a sua inquietude sentimental o faz retornar às suas origens e viver em conflito com suas lembranças que açoitam seus tormentos como um vento tempestuoso atiçando as velas de um navio.             

Natural de Sátiro Dias, na Bahia, Luiz Eudes publicou a obra no Brasil, onde já conta com três edições: a primeira pela Conceito Editora e a segunda pela Zarte Editora (ambas baianas) e a edição especial que saiu pela Editora CBJE, do Rio de Janeiro.

Na narrativa, o autor traça o caminho que, como bem colocou Isa Ueda, do Percursos Literários, de fato os contos tecem, todavia, o fio de uma história de sucessões e o sem número de nomes de pessoas que aparecem ao longo das narrativas e formam um mosaico de gentes e rostos.

Antes de Cangalha do Vento, Luiz Eudes já havia participado de diversas antologias no Brasil e em Portugal. Escreveu (em parceria com Allan Oliveira) o livro de contos A Marcha da Vida, e também publicou Noite de Festas e Tempos de Sonhos.

A perspectiva da cena, a partir da análise do psicólogo Samuel Costa, manifestou a dramatização de aparecer um número variável de personagens, cenários, sons, multidões e energia suplementar que podem ser vivenciadas nos impulsos das interpolações entre o interno e o externo, o gozo e o horror, amor e ódio, a vida na morte.

Luiz Eudes que editou o jornal Gazeta Voz Ativa, também é autor do livro de fotos Em Busca da Foto Perfeita, apresenta o programa Café com Prosa, no Youtube, e está trabalhando no projeto de um novo livro.

Nosso autor bem poderia ter transformado seu livro de contos num romance, tal o encadeamento entre um conto e outro que nos arranca lágrimas e risos e, em outros momentos, esperança e crença na vida. Há poesia e denúncia, nessa importante obra, finaliza o humanista Pedro Marcelino.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °