Segunda, 23 de Novembro de 2020
(75) 99986-7916
Notícias de Alagoinhas Eleições 2020

A lição das urnas - Por Belmiro Deusdete

Lição das urnas

17/11/2020 16h07
6.190
Por: Redação Fonte: Belmiro Deusdete
A lição das urnas - Por Belmiro Deusdete

A  eleição em Alagoinhas teve desfecho complicado, embora previsível.

Venceu o reeleito Joaquim Neto, como poderia ter vencido Paulo Cézar, em pleito que contou com a participação do constrangido Radiovaldo Costa e de quatro outros coadjuvantes, Marcos Reis, Jonatan Silva, Gilvan Artes e Ednaldo Sacramento, estes dois últimos já viciados.

O antes, o durante e o depois da eleição podem ser assim sintetizados.

O "antes" foi marcado por muita troca de denúncias e ofensas, coisa de politicagem tupiniquim, até mesmo envolvendo membros da mídia que esqueceram seus papéis de neutralidade e respeito ao público e partiram para o tudo ou nada.

O "durante" foi marcado pela fraca atuação de presidentes de seções e mesários, tão desinformados quanto eleitores, redundando na alta abstenção de 22,51% (24.066 votos), em razão também da pandemia,  bem maior do que a de 2016 (8,98%, ou seja, 8.467 votos).

O "depois" fica por conta do destino. A princípio, fica faltando nomes para a eleição de 2024.

Na realidade, só sobreviveu Roberto Torres, eleito vice prefeito e dotado de reconhecido perfil de administrador. Pode ser um candidato natural, se tudo se mantiver  no rumo atual.

Fica fora  Joaquim Neto, encerrando segundo mandato, além de Joseildo Ramos e Paulo Cézar, ambos derrotados em tres eleições municipais e com viabilidades eleitorais em declínio. 

O Fabrício Faro, nome novo, demonstra mais faro para a carreira educacional, o que não significa que deva desistir da atividade política,  enquanto Radiovaldo Costa já acumula duas derrotas consecutivas, prejudicado pelas indefinições  partidárias.

Enfim, muita análise se pode fazer do resultado da eleição, mas só o tempo  nos dirá o que vem por ai, onde tudo pode acontecer, inclusive nada.

Belmiro Deusdete

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 21h38 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

21° Sensação
18.1 km/h Vento
77.7% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias