Terça, 18 de Maio de 2021 22:58
(75) 99986-7916
Cidades Ciclone subtropical

Marinha emite alerta de mau tempo com previsão de ondas de até 5 metros de altura na Bahia

Agitação do mar é efeito do ciclone subtropical Mani. Ventos podem chegar a até 87 km/h em alto-mar.

27/10/2020 09h37 Atualizada há 7 meses
6.193
Por: Redação Fonte: G1
Marinha emite alerta de mau tempo com previsão de ondas de até 5 metros de altura na Bahia

A Marinha divulgou um alerta de mau tempo na Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, por causa de efeitos da tempestade subtropical Mani.

A previsão é que os ventos se mantenham em 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) com rajadas de até 47 nós (87 km/h), em alto-mar, entre os estados do Rio, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Belmonte, até a manhã desta terça-feira (27).

Segundo a Marinha, os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 5 metros, até a manhã desta terça, e também há possibilidade de ressaca.

Ciclone subtropical

Segundo a Marinha, na noite do dia 25 de outubro, o ciclone subtropical foi classificado como “tempestade subtropical” e nomeado como “Mani”, ao serem constatados, por meio de estimativas de satélite, ventos à superfície de 35 nós (65 km/h).

Ainda conforme a Marinha, as previsões apontam que a tempestade subtropical, nesta terça, será absorvida por um sistema frontal, enfraquecerá e perderá suas características subtropicais.

O nome “Mani”, que se refere a uma deusa indígena na língua Tupi Guarani, foi utilizado pois consta na relação de nomes anexa às Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima para nominar os ciclones tropicais e subtropicais significativos que venham a se desenvolver sobre a área marítima de responsabilidade do Brasil.

A Marinha reforçou que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor na internet, e que as informações meteorológicas também podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet para o sistema Android, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

A Marinha ainda alerta que os navegantes consultem essas informações antes de atividades no mar, como pesca, esporte e recreio.

Ciclone subtropical

A mudança no tempo não é só na capital baiana. As ruas das cidades de Uruçuca e Coaraci, no sul da Bahia, ficaram alagadas na manhã desta segunda após uma chuva forte atingir a região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mau tempo na região sul da Bahia é influenciado por um ciclone subtropical que se formou no Espírito Santo. Além de Uruçuca e Coaraci, foram registradas chuvas em cidades como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Na região de Abrolhos, houve rajadas de ventos de 103 km/h, mas sem registros de destruição. Em Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, não houve alagamentos.

Já em Uruçuca, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em aproximadamente 2h, o registro foi de 90 mm de chuva, chegando próximo aos 120 mm, que é a média de todo o mês. A secretaria destacou que o volume muito grande de chuva causou o acúmulo de água e pontos de alagamento no município.

Em Coaraci, uma das ruas da cidade estava semelhante a um rio, devido a quantidade de água escorrendo pelo asfalto. Informações iniciais da prefeitura são de que choveu 62 mm, mas não foi informado o quanto é esperado para o mês de outubro.

Além da chuva, uma árvore caiu na BA-262, entre Ilhéus a Uruçuca. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros estiveram no local. Um sentido da rodovia ficou bloqueado pelos galhos, mas a pista já está liberada e ninguém ficou ferido.

Mau tempo

Cidades do sul da Bahia devem enfrentar o mau tempo durante toda a semana. De acordo com o Inmet, nesta segunda, a previsão é de tempo nublado em Uruçuca, com chance de chuva a qualquer hora. A temperatura mínima é 23ºC e a máxima 31ºC.

Em Coaraci, a temperatura varia entre 22ºC e 29ºC. Nas outras cidades, a previsão é a seguinte: Porto Seguro 21º (mínima) e 30º (máxima) ; Itabuna 23º (mínima) e 30º(máxima); Ilhéus 23º (mínima) e 31º(máxima); Santa Cruz Cabrália 21º(mínima) e 29º(máxima).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 22h55 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

21° Sensação
9.2 km/h Vento
89.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio