Sábado, 26 de Setembro de 2020
(75) 99986-7916
Últimas notícias Golpe

Giro solidário: Nova pirâmide financeira vira febre nas redes sociais

Saiba Evitar Perder Dinheiro na ROLETA Solidária!

01/09/2020 12h07 Atualizada há 4 semanas
28.426
Por: Redação Fonte: Viviane Nogueira
Giro solidário: Nova pirâmide financeira vira febre nas redes sociais

Um novo golpe está tomando conta do WhatsApp e outras redes sociais nessa semana. Com a promessa atraente de R$1.000 de retorno, o “Giro Solidário”, como é chamado, reúne as características tradicionais de uma pirâmide financeira.

O esquema que usa um modelo de mandala, é simples: promessas de lucro fácil em meio à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus e captação de novos participantes para manter o sistema funcionando.

Como funciona

Mais comumente, são criados grupos no WhatsApp com 15 pessoas, onde o convidado precisa depositar R$130 na conta pessoal de quem está no centro da mandala.

Em seguida, todos os participantes devem chamar mais membros, para que um por vez chegue no centro da mandala e receba o dinheiro aplicado pelos novos participantes.

Também estão sendo divulgados valores alternativos, mas o modelo é o mesmo:

Na maioria das vezes, a pessoa recebe o retorno em menos de uma semana, segundo relatos.

O problema, no entanto, é que diferente do que é divulgado, não se trata de investimento, mas sim de redistribuição de dinheiro.

Em outras palavras, neste esquema, o dinheiro é repassado dos supostos “investidores” novos para os antigos, continuamente.

Mas o que acontece quando param de entrar novos membros?

Bom, a resposta é simples, na verdade: a pirâmide quebra e acaba exposta, deixando no prejuízo as últimas pessoas a aplicarem (ou reaplicarem) dinheiro.

odos os dias, novos golpes são divulgados nas redes sociais e até em propagandas na televisão, por isso, é primordial que a população busque educação financeira.

São inúmeros os casos de vítimas de esquemas fraudulentos já reportados aqui no portal, que vão desde algumas centenas de reais a milhões perdidos.

Pirâmide financeira é crime

A prática de pirâmide é enquadrada pela Justiça como um crime contra a economia popular tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51: “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.

Os participantes do esquema podem ser condenados por estelionato com pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, conforme o artigo 171, que descreve:

“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 17h34 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

27° Sensação
21.2 km/h Vento
55.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias