Segunda, 21 de Setembro de 2020
(75) 99986-7916
Geral Cuidados

Cuidados extras: auto escolas terão que cumprir novas regras em retomada

Cuidados extras: auto escolas terão que cumprir novas regras em retomada

04/08/2020 09h27 Atualizada há 2 meses
34
Por: Redação

O sonho da primeira habilitação vai se tornar realidade novamente. Depois de mais de quatro meses com as atividades suspensas, as 386 auto escolas baianas poderão retomar as aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 10. 

A portaria que regulamenta a retomada das aulas e exames práticos de direção foi publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) no último sábado (1º). Os protocolos de segurança foram validados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Agora, os centros de formação já têm sido procurados pelos futuros motoristas para a retomada do processo.

Segundo informações do Sindicato das Auto Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sindauto Bahia), no momento da interrupção dos exames, em 18 de março, cerca de 37 mil alunos na Bahia tiverem seu processo de retirada da primeira habilitação interrompido em alguma das três principais fases - exame médico, aulas/exame teóricos e aulas/exame práticos. 

Entre as novidades apresentadas pelo novo protocolo de segurança, estão a desinfecção do veículo antes do uso e janelas abertas durante as aulas e provas práticas. A cada troca de aluno, o interior do veículo deverá ser higienizado.

No caso de alunos da categoria A, que buscam habilitação para moto, está proibido o compartilhamento de capacetes das autoescolas, devendo cada aluno usar capacete pessoal, e a motocicleta também deve passar por higienização entre as aulas. Já a parte téorica do curso acontecerá através de aulas remotas ao vivo, com cada aluno em sua casa.   

As novas medidas não são novidade para quem trabalha no ramo das auto escolas. “O próprio sindicato elaborou e enviou pro poder público esse protocolo de saúde e segurança que vamos seguir até agora. Já estávamos prontos para fazer, e não é nada de anormal. O que a gente não sabe ainda são os detalhes de protocolo para os exames, que cabem em uma organização interna do órgão e que o Detran deve nos chamar em breve para explicar”, detalha Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto Bahia.

Entre os empresários, a expectativa é grande, e o desejo de retorno bastante antigo. “A gente tinha consciência de que esse retorno poderia acontecer já há bastante tempo, porque as aulas práticas são só um aluno e um instrutor. Se um Uber ou um táxi pode rodar, a gente também poderia. Então agora a expectativa é de uma retomada, e nós estamos preparados. Estávamos planejando desde antes, então será bem tranquilo”, afirma Denilson Nunes, do CFC Corsário. 

Fonte: Correio 24h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA
Atualizado às 22h49 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

20° Sensação
12.8 km/h Vento
86.4% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias