A vacinação contra o vírus H1N1 foi suspensa temporariamente em, ao menos, quatro cidades da Bahia após as prefeituras registrarem falta das doses. [Confira lista ao final da reportagem]

A previsão é que campanha só seja retomada após o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nessa primeira etapa, apenas idosos e profissionais da saúde são vacinados.

A vacinação começaria na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada para este mês de março. A decisão foi do Ministério da Saúde, por causa do casos de coronavírus no país. Até a manhã desta quarta-feira, o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia passava de 70.

Por isso, desde segunda-feira (23) idosos e profissionais da saúde são vacinados em postos e pelo sistema drive thru”, quando as pessoas são vacinadas sem saírem do carro. [Confira no final da matéria as etapas da vacinação]

Apesar disso, cidades como Ilhéus, no sul do estado, Juazeiro, no norte da Bahia, Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e Luís Eduardo Magalhães, que fica no oeste, suspenderam a campanha por falta de doses.

Veja abaixo a situação das cidades

Feira de Santana

Campanha de vacinação contra a Influenza em Feira de Santana — Foto: Washington Nery / Divulgação / Prefeitura de Feira de Santana
Campanha de vacinação contra a Influenza em Feira de Santana — Foto: Washington Nery / Divulgação / Prefeitura de Feira de Santana

A grande procura pela vacina fez com que o atendimento drive thru, onde o idoso não precisa sair do carro para receber o medicamento, fosse suspenso a partir desta quinta-feira (26). Ainda existem vacinas nos postos fixos.

“Estamos informados que uma nova remessa chegará na próxima semana. Esse quantitativo que recebemos anteriormente representa 25% das doses destinadas a primeira fase da campanha. Ou seja, ainda iremos receber cerca de 174 mil doses”, esclareceu Simone Neves, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde.

Feira de Santana recebeu, até o momento, 58 mil doses da vacina contra a Influenza, o que foi suficiente para atender 25% do público alvo. A estimativa é de que ainda restam 8 mil vacinas no município.

Porto Seguro

A prefeitura da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, adiou a campanha de vacinação contra a H1N1 e Influenza por causa da propagação do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Saúde do Município (SMS), os idosos devem começar a ser vacinados na próxima semana.

De acordo com o secretário de saúde, Kerrys Ruas, a decisão foi tomada para priorizar o controle do coronavírus na região. A campanha deve começar na próxima semana na cidade. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou oito casos em Porto Seguro.

“Estamos com o maior cuidado de proteger os idosos, porque é a parte da população mais vulnerável. Tirar os idosos de casa hoje não é uma situação boa para ninguém, então como é que está sendo feito? Estamos iniciando a vacinação para os dois públicos alvos”, disse Kerry Ruas.

Ilhéus

Na cidade do sul da Bahia, a vacinação está suspensa desde terça-feira (24). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve problemas na central de distribuição da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador.

A previsão é de que novas doses cheguem a Ilhéus na sexta-feira (27). A primeira remessa das vacinas enviadas para a cidade teve 12 mil doses. Cinco mil foram distribuídas nas unidades de saúde e as outras sete mil foram reservadas para reposição.

Juazeiro

Também em Juazeiro, no norte da Bahia, as doses acabaram na terça-feira (24).

Segundo informações da Prefeitura de Juazeiro, as vacinas terminaram porque o órgão recebeu apenas 19% do estoque encomendado. A previsão é que a vacinação seja retomada nesta quarta-feira (25).

Lauro de Freitas

Assim como outras cidades, as doses da vacina acabaram em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no segundo dia de campanha, na terça-feira (24).

Segundo a prefeitura da cidade, não há uma a data para que a vacinação volte a ocorrer, já que aguarda o envio de um novo lote da vacina pelo Ministério da Saúde.

Luis Eduardo Magalhães

A prefeitura de Lauro de Freitas comunicou no site oficial que as doses da vacina também acabaram na cidade. A previsão é que um novo lote chegue no município na próxima sexta-feira (27).

Apesar disso, a prefeitura orienta que as pessoas só se desloquem para os postos de vacinação na segunda-feira (30), quando a vacinação será retomada na cidade. Veja aqui o anúncio feito pela prefeitura sobre a suspensão.

O total de pessoas a serem imunizadas em Luís Eduardo Magalhães é de 16 mil pessoas. Segundo a prefeitura do município, foram aplicadas 1.600 doses (10% do público alvo), o que esgotou o primeiro lote.

Esquema de vacinação 1ª fase

  • 23 a 27 de março: idosos que nasceram entre janeiro e março;
  • 30 a 4 de abril : idosos nascidos entre abril e junho;
  • 6 a 9 de abril: para idosos nascidos entre julho, agosto e setembro
  • 13 a 18 de abril: para idosos nascidos entre outubro, novembro de dezembro.

Esquema de vacinação 2ª e 3ª fase

  • 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Deixe uma resposta