O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas informa que o Sistema Mangalô, responsável por abastecer localidades como a Vila São Pedro, teve o seu sistema reativado, na manhã desta quinta-feira (26), após sofrer uma sequência de paradas em função de variações de energia. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, ao longo do dia.

O Sistema do Parque São Francisco também apresentou queda de energia, tendo sua operação interrompida na manhã desta quinta. Uma equipe técnica da autarquia realizou o reparo corretivo no poço e o abastecimento foi normalizado por volta das 14h.

A diretoria técnica reforça que as chuvas e relâmpagos registrados no município nos últimos dias têm comprometido a operação de alguns dos sistemas de abastecimento. Essas ocorrências, que vão desde uma variação na tensão a uma pane, influenciam diretamente na operação dos sistemas, uma vez que eles precisam da energia em pleno funcionamento para realizar a distribuição de água em sua capacidade máxima. Quando há grandes variações elétricas, a operação é suspensa automaticamente como medida de proteção ao conjunto motobomba.

Dos 44 sistemas operados pela autarquia, o Sistema Mangalô tem sido um dos mais afetados. Em função disso, desde o último fim de semana, a equipe de manutenção redobrou o monitoramento dos poços e vem realizando reparos os reparos necessários.

Equipes de plantão acompanham as demandas emergenciais para que, em caso de parada, os sistemas voltem a operar o mais rápido possível. No entanto, algumas situações necessitam da intervenção da Coelba e podem demorar mais tempo.

A autarquia lamenta os transtornos e solicita que os usuários registrem as situações de falta de água através dos canais oficiais.

Deixe uma resposta