Em Alagoinhas, as ações de atenção integral à saúde do homem foram intensificadas com um mutirão de atendimentos na última quarta-feira (27). Depois de percorrer localidades da zona urbana e da zona rural da cidade com unidades básicas em horário estendido de funcionamento, a equipe de saúde abriu as portas da Policlínica Municipal, no período da noite, para a realização de consultas médicas, exames e procedimentos, com o “Hora H”.

No local, foram realizados atendimentos com clínico geral, urologista, cardiologista e dentista, além de ultrassonografia, testagem rápida, coleta de PSA e massoterapia.

Foto: Milena Lima

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o “Hora H” contou com demanda livre, ou seja, todos os homens que se deslocaram à unidade do Parque Floresta, das 18h às 21h, foram atendidos pelos profissionais. O município disponibilizou também transporte gratuito saindo do Terminal Coletivo, no centro, em direção à Policlínica Municipal, onde a ação foi realizada.

“Estou achando ótimo, maravilhoso. Aqui está uma beleza! Não tenho o que falar. Atendimento nota 10! É importante se prevenir. A gente vai procurar o médico depois que está doente e aí não dá mais jeito, já está enraizado e a pessoa vem a óbito. Então é melhor prevenir no início para evitar problemas futuros. A mulher não vai [ao médico] de 6 em 6 meses? Por que a gente não pode ir de ano em ano?”, pontuou Francisco Góes Assunção, de 62 anos, na noite de ontem (27), enquanto aguardava atendimento com o urologista.

Leonardo Rodrigues, de 34 anos, que também participou do “Hora H”, aprovou a iniciativa. “Fui bem atendido. Gostei muito. Acho importante para precaver doenças. Muitas pessoas estão tendo infarto precocemente, a gente tem que fazer os exames na esperança de não acontecer nada de ruim, cuidando sempre da saúde”, destacou.

Elenilson Reis dos Santos, de 30 anos, lembrou que alguns homens ainda têm resistência em procurar atendimento médico e ressaltou a importância de desmistificar a questão do exame, romper com tabus. “É muito importante. Eu sou homem, mas, infelizmente, os homens são mais relaxados que as mulheres. Eles procuram se cuidar quando, às vezes, já é tarde. E uma ação como essa facilita, entendeu? Por esse motivo, acho muito importante. Perfeito o atendimento”, relatou.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, afirmou que a ação faz parte de um conjunto de estratégias adotadas pelo município para promover o cuidado integral, sensibilizar a população e diminuir as distâncias entre o atendimento de qualidade e o cidadão.

Além dos atendimentos com especialidades médicas, os homens que participaram da iniciativa contaram também com tratamentos de beleza e música ao vivo, no local. Em parceria com o Bigode de Espuma e com a Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e região, foram oferecidos gratuitamente cortes de cabelo e serviços de barbearia.

Segundo a SESAU, as atividades do Novembro Azul, com serviços, atendimentos e realização de exames voltados aos homens de Alagoinhas, continuam durante toda a semana, com o Corujão, que chega, hoje, também ao Mangalô e, na sexta-feira (29), ao Silva Jardim.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui