Com foco em ampliar os atendimentos e em facilitar o acesso da população masculina adulta aos profissionais de saúde, a Prefeitura promove, durante todo o mês de novembro, ações em unidades da zona urbana e da zona rural de Alagoinhas, que funcionam em horário estendido com serviços voltados especificamente à Atenção Integral à Saúde do Homem.

A iniciativa, que chega para minimizar as distâncias entre o atendimento e o cidadão, acontece predominantemente no turno da noite – das 18h às 21h –, mas, no feriado do último dia 20 de novembro, quarta-feira, a Secretaria de Saúde resolveu promover a ação durante o dia, para melhor atender à população, e levou o Corujão com equipe completa, 3 clínicos, urologista, técnicos, enfermeiros, auxiliares e ultrassonografia ao distrito de Riacho da Guia.

Foto: Sid Siqueira

Os atendimentos começaram às 8h, nos vestiários do campo de bola do distrito, que foram adaptados para receber as atividades do Novembro Azul. Sucesso em participação popular, a ação foi efetiva: no intervalo entre uma partida e outra, não apenas os jogadores do futebol amador, mas também os torcedores assíduos aproveitaram a oportunidade para cuidar da saúde.

Foto: Sid Siqueira

“Eu acho muito bom, porque o homem é um pouco devagar pra ir ao médico e esse movimento acaba incentivando. Eu mesmo, estou indo pela 1ª vez ao urologista. Se fosse depender de procurar uma clínica, ia demorar ainda muito mais”, revelou Jorge Batista de Santana, de 59 anos.

Aos 60 anos, José Gonçalves, popularmente conhecido como “Patola”, também avaliou positivamente a iniciativa. “A ação é muito boa. Temos que aproveitar essa oportunidade”, ressaltou, enquanto Elineu de Jesus, de 59 anos, lembrava que a resistência do homem com a questão do cuidado à saúde ainda é um desafio, em muitos casos. “A mulher se cuida mais. O homem, quando vai, já está morrendo”, brincou.

De acordo com o médico Edenilson Soares de Andrade, que trabalhou com atendimento ao público masculino, na última quarta-feira, é importante desmistificar tabus e promover o cuidado durante o ano todo. “E não é apenas falar sobre PSA, câncer de próstata. Hoje temos hipertensão, que mata, temos diabetes, que mata e está caminhando para se tornar a 7ª, entre as principais causas de mortes no mundo. É importante que o homem procure a sua unidade de saúde de referência e que faça isso não apenas no mês de novembro. O check up é importante. O homem naturalmente se sente forte, tende a achar que ele pode tudo. Na verdade, ele não pode. Ele é tão frágil quanto qualquer outro ser humano”, salientou o profissional de saúde.

Foto: Sid Siqueira

Durante toda a manhã do dia 20 de novembro, em Riacho da Guia, foram realizados atendimento médico, odontológico, ultrassonografia, teste rápido, aferição de pressão e glicemia, além de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a ação não é pontual. Nesta quinta-feira, o Corujão chega à Unidade de Saúde Maíza Teles e, na sexta, a Alagoinhas Velha, das 18h às 21h. Os atendimentos continuam na semana seguinte, com Hora H e mais Corujão da Saúde.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui