O Globo

Pouca coisa sobrou do Onix Plus que pegou fogo no Maranhão Foto: Reprodução / NOTÍCIAS COM MARITONIO DANTAS

A General Motors suspendeu por tempo indeterminado as entregas do novo Onix Plus (sedã) para toda a rede de concessionárias Chevrolet. O motivo é risco de incêndio, o que já levou a marca a convocar um recall para o carro.

Lançado no fim de setembro, o Onix Plus rapidamente se tornou o sedã mais vendido no Brasil: somente em outubro, foram comercializadas 7.140 unidades. No total, já existem 9.946 Onix Plus emplacados no país.

Quase dois meses depois de chegar ao mercado, o Onix Plus já teve dois casos de incêndio confirmados. O primeiro foi em setembro, no pátio da própria fábrica, em Gravataí (RS). O segundo, já nas mãos de um proprietário, Kleiton James, em 30 de outubro, na cidade de Mirador, no Maranhão.

O motivo para os incêndios? Um comunicado oficial da GM diz que, “em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)”.

A falha na calibração do software pode resultar no fenômeno de pré-ignição – uma combustão não-controlada dentro dos cilindros, antes mesmo de a vela soltar a centelha. Isso pode gerar ondas de choque fortes a ponto de quebrar um pistão, sua respectiva biela e até o bloco do motor, provocando vazamento de óleo e, consequentemente, um incêndio.

Para evitar o problema, a GM atualizará o software de gerenciamento do motor. Segundo a fábrica, o reparo é rápido e elimina o risco.

A empresa diz que “todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado”.

Abaixo, o comunicado oficial da General Motors:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui